25 de dezembro de 2024

Clima de otimismo para os negócios da Volvo no país

“Vivemos agora um momento de otimismo, depois de termos passado por uma crise enorme no Brasil, em 2015/16. Em fevereiro deste ano, em nossa coletiva de imprensa prevíamos que o mercado brasileiro de caminhões acima de 16 toneladas cresceria 30% e agora, até setembro, já estamos apurando 45% de crescimento no mercado. O Brasil voltou a ocupar a segunda posição como maior mercado da Volvo no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, o que reforça sua importância estratégica para a Volvo”. A declaração é de Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, feita há duas semanas, durante a Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas).

Wilson Lirmann, "clima de otimismo da Volvo".

Para reforçar esse clima de otimismo da Volvo na retomada do mercado, a montadora trouxe ao Brasil um grupo de executivos de seu board internacional para participar desse evento bienal, que é considerado o maior do segmento de transporte rodoviário de cargas do país. “Temos visto crescimento do mercado, investimentos, aumento de market share e maiores ações para preservar o meio ambiente, a segurança e a qualidade. Estamos otimistas, é ótimo estar na Fenatran”, declarou Martin Lundsteedt, presidente e CEO do grupo Volvo.

A empresa fez questão de reforçar que manteve seu programa de investimentos e US$ 2 bilhões por ano em desenvolvimento de recursos e novas tecnologias para segurança, eficiência, veículos autônomos e eletromobilidade.

Entre os destaques apresentados no evento, a Volvo mostrou sua linha de caminhões com a nova tecnologia de Aceleração Inteligente, recurso que possibilita ao icônico modelo FH ser até 10% mais econômico. Novos algoritmos foram introduzidos para identificar a necessidade real de torque e potência de acordo com a topografia do trajeto e a carga de cada veículo, com controle mais preciso da injeção de combustível de forma a reduzir o consumo. Uma combinação de novo software de motor, novos componentes internos e o uso de um lubrificante mais avançado promete baixar os custos operacionais da linha 2020 dos caminhões Volvo modelos FH, FM e FMX.

A versão 2020 do Volvo VM foi exposta com novidades na cabine que aumentam o conforto para o motorista e elevam a produtividade da operação. As alterações, que aproximam ainda mais o design do VM ao do FH, incluem uma nova frente, com um novo para-choque tripartido, para facilitar a substituição em pequenos reparos.

Os chamados caminhões vocacionais FMX e VM 32 toneladas, igualmente equipados com a tecnologia de Aceleração Inteligente, também estavam no estande da montadora. O FMX é indicado para aplicações de transporte pesado em condições severas, direcionado para mineração, construção e para os segmentos florestal e canavieiro. O VM 32 toneladas atende aos segmentos que precisam de veículos com capacidade de carga intermediária e adequada para aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem caminhões de maior potência.

Serviços Conectados

Nestes tempos em que a conectividade possibilita ganhos expressivos em termos de eficiência e menores custos, a Volvo reforçou sua marca atingida de 1 milhão de caminhões, ônibus e equipamentos de construção conectados em todo o mundo. Somente na América Latina, chega a 80 mil o número de veículos comerciais da marca conectados. “As soluções conectadas permitem que os caminhões, ônibus e equipamentos de construção de nossos clientes fiquem mais tempo em operação, com mais segurança para os motoristas e operadores e também para os outros usuários das ruas e estradas, com menos emissões de dióxido de carbono. O primeiro milhão de dispositivos conectados é apenas o começo. Estamos comprometidos em manter nossa liderança em conectividade”, afirmou Martin Lundstedt.

Entre os serviços conectados que a marca oferece estão a Manutenção Inteligente Volvo e a Gestão de Combustível, criadas para baixar os custos do transporte e diminuir o número de paradas não planejadas dos caminhões. A Manutenção Inteligente é um serviço de monitoramento, planejamento e agendamento de manutenções preventivas.

O sistema Volvo Connect combina todos os serviços conectados e digitais utilizados pelos clientes de caminhões Volvo em uma interface única, permitindo que a operação dos veículos seja mais simples no dia a dia. “A conectividade está transformando o setor de transportes. A partir dos dados coletados podemos trazer valor para nossos clientes e para a sociedade como um todo, tornando o transporte mais produtivo, mais sustentável e mais seguro”, comentou Anna Westerberg, vice-presidente sênior de soluções conectadas do Grupo Volvo.

Líder de vendas

O caminhão mais procurado pelos clientes da Volvo na Fenatran 2019 foi o FH 540 cv 6×4, justamente o modelo mais vendido no Brasil entre todas as marcas em 2018 e no acumulado do ano até setembro. A empresa também bateu recordes de vendas de planos de manutenção, de seguros e de consórcio. Atualmente, sete em cada dez caminhões vendidos pela marca tem algum tipo de plano de manutenção. O principal e mais completo é o Ouro, que cobre todas as manutenções preventivas e corretivas do veículo durante o período contratado. O cliente só precisa se preocupar com a troca de pneus, o motorista e o combustível.

O otimismo da Volvo se justifica com as estimativas de encerrar a Fenatran 2019 com mais de R$ 1 bilhão em negócios, somando-se a venda de caminhões, planos de manutenção e serviços financeiros, como seguros e consórcio. “Esperamos atingir mais um recorde de vendas, com o maior volume de negócios já alcançado pela Volvo em toda a história da Fenatran”, declarou Wilson Lirmann. 

“Além de um importante momento para poder lançar novos produtos e serviços e apresentar as novas tecnologias de transporte, a Fenatran sempre foi um evento de negócios para a Volvo. E nesse ano sentimos um otimismo ainda maior dos clientes, que estão vendo sinais positivos no mercado de transportes e decidiram investir para renovar suas frotas”, disse Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo no Brasil.

Iron Knight

Uma das atrações no estande da Volvo foi a presença do caminhão considerado o mais veloz do mundo, o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro). Detentor de dois recordes mundiais (de 0 a 500 metros e de 0 a 1.000 metros), o Iron Knight tem motor de 2.400 cavalos, torque de 6.000 Nm e foi produzido para demonstrar a capacidade da Volvo de extrair desempenho excepcional de seus caminhões.

A empresa também mostrou um FH da série especial em comemoração aos 40 anos da Volvo no Brasil. Inspirado no primeiro caminhão produzido pela marca no país, em 1980, o modelo é uma edição limitada de 40 veículos com uma configuração única, equipado com o que há de mais avançado em tecnologias de transporte. “É um veículo especial, com uma configuração única, equipado com o que há de mais avançado em tecnologias de transporte”, diz Alcides Cavalcanti. Pintado na cor White Sky e com faixas laterais inspiradas no N10, primeiro caminhão da marca fabricado no País, o FH 40 Anos é um modelo Top Class, reunindo o que há de melhor em atributos de conforto, performance, comunicação e segurança.

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