18 de maio de 2024

Startup cearense quer criar primeiro e-Vtol 100% brasileiro

e-Vtol Genesis

A cearense Vertical Connect mantém em seus planos, o desenvolvimento de seu e-Vtol Genesis X1, que seria o primeiro veículo de pouso e decolagem horizontal genuinamente nacional.

O projeto, apresentado durante a Labace 2023, eventos de aviação do Brasil, é um e-Vtol com capacidade para dois passageiros com cinco metros de comprimento, 4,8m de largura e 1,40 m de altura. De acordo com a startup cearense, a aeronave atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e altitude de 1.640 metros. A fuselagem é composta de fibras de carbono e o G-X1 possui oito rotores elétricos. O eVTOL tem uma autonomia de até 60 minutos e sua bateria pode ser recarregada em até uma hora.

Além do e-Vtol Genesis X1, a Vertical Connect também tem no seu portfólio de intenções outros para as mais variadas aplicações.

e-Vtol Genesis

O GX-H, por exemplo, é uma aeronave de resgate com capacidade para transportar uma maca hospitalar.

e-Vtol Genesis

Já o modelo GX-F é um e-Vtol preparado para o combate a incêndios e possui um tanque com capacidade para 200 litros de água e um canhão d’água.

Outras variantes de aplicações do Genesis são aeronaves equipadas para policiamento, irrigação agrícola e entregas de encomendas.

De acordo com a Vertical Connect, o e-Vtol Genesis X1 vai “realizar o transporte de pessoas de um vertpoint a outro de maneira rápida, segura e ecológica. Com voo 100% elétrico, o G-X1 redefine a mobilidade urbana, proporcionando uma alternativa eficiente e sustentável para deslocamentos urbanos“. O projeto do eVtol recebeu apoio de instituições públicas e do governo do Ceará. Em breve, a empresa espera conseguir homologação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).