10 de dezembro de 2024

Ehang se torna o primeiro eVtol certificado do mundo

eVtol Ehang

A chinesa Ehang se tornou a primeira empresa do mundo a receber certificação para aeronavegação de táxis aéreos autônomos.

O eVtol da Ehang é uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) que pode transportar até dois passageiros ou 270 quilos de carga. Equipado com 16 rotores elétricos, atinge velocidades de até 128 km/h e percorrer distâncias de até 29 quilômetros. Alimentados por eletricidade, o eVtol da Ehang tem um impacto ambiental significativamente reduzido em comparação com as aeronaves tradicionais.

A operação desses táxis aéreos autônomos é possível através de um sistema centralizado de comando e controle que monitora o status dos voos, rotas e condições climáticas. Os passageiros podem relaxar e aproveitar o passeio, bastando selecionar o destino em uma tela sensível ao toque dentro da cabine. Os táxis não necessitam de infraestrutura convencional, como aeroportos ou pistas, pois podem decolar e pousar verticalmente de qualquer superfície plana, como telhados ou estacionamentos.

eVtol Ehang

A Ehang passou por extensos testes ao longo dos anos, realizando mais de 40 mil voos de teste em todo o mundo desde 2014. Em janeiro de 2021, a empresa solicitou um certificado de tipo da Administração de Aviação Civil da China (CAAC). O processo de certificação envolveu a avaliação de mais de 500 parâmetros, incluindo resistência estrutural, simulação de software, desempenho de voo e compatibilidade eletromagnética. Após mais de mil dias de testes e avaliações, a Ehang recebeu a certificação de aeronavegabilidade em outubro de 2023, permitindo-lhes iniciar as operações comerciais de seus táxis aéreos na China.

As aplicações potenciais para esses táxis aéreos elétricos são vastas. Eles fornecem uma nova solução para mobilidade aérea urbana (UAM), oferecendo um meio de transporte mais rápido e conveniente para deslocamentos diários ou para chegar a áreas de difícil acesso. Além disso, esses veículos podem ser usados ​​para entregar pacotes, suprimentos médicos ou fornecer assistência de emergência em situações urgentes.

Embraer

Aqui no Brasil, a EVE, subsidiária da Embraer planeja iniciar as operações com o eVtol de sua fabricação no Rio de Janeiro a partir de 2026.

A empresa projeta que o mercado de UAM cresça rapidamente e, em 2035, o Rio de Janeiro poderá ter até 37 vertiports e 245 eVTOLs.

evtols no Rio de Janeiro

No futuro próximo, os eVtols no Rio de Janeiro, segundo previsões da Eve, tenha potencial para que 4,5 milhões de passageiros viajem em mais de 100 rotas anualmente pela região metropolitana do Rio, gerando cerca de 7.000 empregos diretos e indiretos e US$ 220 milhões em receita.

Já a cidade de Paris, sede dos Jogos Olímpicos de 2024, anunciou sua intenção de operar eVtol durante o evento.

A cidade pretende usar o VoloCity, um eVTOL de 18 rotores projetado para transportar até duas pessoas com bagagens leves como mochilas, pastas e bolsas. Tem um alcance de cerca de 35 km e uma velocidade máxima de cerca de 112 km/h.

Apesar dos anúncios, as cidade do Rio de Janeiro e a capital francesa ainda não certificaram a operação destas naves.