O HERE, serviço de geolocalização da Nokia, adquirido em 2015 por um consórcio formado pela Audi, BMW e Daimler, acaba de receber mais dois sócios de peso.
A Bosch e a Continental anunciaram, separadamente, a aquisição de uma participação de 5% na empresa que tem, além das alemãs, a Intel no seu quadro societário.
O negócio com HERE permite às empresas um sinergia em serviços, ampliando o negócio da Bosch e auxiliando a HERE a se tornar uma provedora global de localização em tempo real baseado em dados para clientes dentro e fora da indústria automotiva.
“A Bosch é mais do que carros”, afirma Volkmar Denner, presidente mundial da Bosch. “Indústria 4.0, casas e cidades inteligentes são áreas de grande importância para nós, estabelecer e ampliar os serviços baseados em dados resultarão em maior sinergia com a HERE”.
Elmar Degenhart, diretor executivo da Continental, acredita que “os mapas digitais e os serviços baseados em localização são inovações importantes para o futuro da mobilidade conectada”.
Já Edzard Overbeek, CEO da HERE acredita que a presença da Bosch nas Américas, Ásia e Europa, oferece a empresa oportunidades atraentes para expandir nossos negócios em todo o mundo”.
A Bosch é o maior fornecedor de automóveis do mundo, mas também é uma empresa de serviços de tecnologia e fabricação envolvida com sensores, software e inteligência artificial. Já a Continental é mais conhecida por seus pneus, mas também desenvolve tecnologias e serviços para as maiores montadoras do mundo.
A colaboração entre a Bosch e a HERE poderá ocorrer no domínio da Indústria 4.0. Uma outra área potencial é a logística interna com o uso, por exemplo, de mapas de navegação de alta definição que poderiam automatizar e agilizar fluxos de bens até a linha de produção. Igualmente, eles poderiam ser utilizados para direcionar os responsáveis pela manutenção, não familiarizados com a fábrica, até a máquina que precisa de reparo.
Abrir plataformas para todos os clientes será o ponto focal da colaboração entre a Bosch e a HERE, tanto no domínio automotivo quanto não automotivo e, particularmente, nas áreas onde há maior demanda por conectividade e mobilidade autônoma.
Mapas de alta definição são essenciais para carros autônomos e devem ser constantemente atualizados com dados dos sensores do veículo, além de informações em tempo real sobre as condições do tráfego, congestionamento, obras e acidentes.
A Continental afirma que a iniciativa apoia as necessidades das indústrias de automóveis e mobilidade em todos os principais mercados.
Além do investimento, a Continental irá concluir um acordo de cooperação com a HERE. O objetivo da colaboração é o desenvolvimento de tecnologias que garantam a disponibilidade confiável de dados de alta precisão para o transporte eficiente de pessoas e seus bens. O foco é em soluções globais que atendam aos requisitos da indústria automotiva e de mobilidade em todo o mundo. “Os mapas digitais e os serviços baseados em localização são inovações importantes para a mobilidade conectada do futuro. Estamos ansiosos para gerar crescimento lucrativo adicional através do uso da tecnologia HERE em serviços de mobilidade e condução autônoma”, finalizou Degenhart.
Overbeek, diz que “parte da visão da HERE é moldar o mundo cada vez mais autônomo para trazer valor para todos – pessoas e empresas. Isso requer parceiros fortes que se complementem em diferentes áreas. Estamos, portanto, muito satisfeitos em receber a Continental como um investidor estratégico e, ao mesmo tempo, como um parceiro forte. Juntos moldaremos o futuro da mobilidade e do transporte”.
Por outro lado a Bosch já trabalha em um software de “assinatura de estradas”, que pretende ajudar os veículos autônomos a navegar e entender sinais de trânsito, com a holandesa TomTom, com a japonesa Increment P, da Pioneer e três mapeadores chineses: AutoNavi, Baidu e NavInfo.
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