A ZF apresentou seu ônibus de última geração para direção autônoma em cidades congestionadas e vias movimentadas no Consumer Electronics Show (CES) de 2023 em Las Vegas, Nevada (EUA).
Na ocasião a empresa também anunciou uma parceria com a Beep.Inc., uma provedora de mobilidade estadunidense, que pretende fornecer milhares de ônibus para o mercado daquele país nos próximos anos.
O Shuttle da ZF possui direção autônoma de nível quatro e é o sucessor do modelo atual da ZF – desenvolvido principalmente para uso em faixas exclusivas – e foi projetado principalmente para áreas urbanas e cenários de tráfego misto.
Ao introduzir este sistema de ônibus autônomos, a ZF pretende também se tornar uma protagonista na definição do futuro do transporte público. Torsten Gollewski, vice-presidente executivo de Sistemas de Mobilidade Autônoma da ZF, disse que “nossa estratégia de trazer a direção autônoma no nível 4 para uso operacional não é mais uma visão, estamos começando com a implementação”.
Design modular e flexível
Com opções de capacidade de bateria de 50 e 100 kWh, o Shuttle da ZF tem uma autonomia de 128 quilômetros em modo elétrico puro – com um limite de velocidade que começa em 40 km/h e aumenta até 80 km/h. Com espaço para 22 passageiros, até 15 sentados confortavelmente, ele também é acessível e inclui uma rampa automática, bem como restrições para cadeiras de rodas.
Personalizável em layout e nível de acabamento, o interior deste ônibus facilita a abordagem de qualquer parada. A direção das rodas dianteiras e traseiras com funções de ajoelhamento minimiza drasticamente a distância dos meios-fios da calçada e oferece embarque e desembarque sem barreiras.
Hardware e software
O Shuttle da ZF é equipado com tecnologia de sensor sofisticada, incluindo lidar, radar, câmera e sistemas de áudio que fornecem detecção exata de seu ambiente. A plataforma de conectividade permite que o ônibus se comunique com plataformas de infraestrutura e nuvem, além de um supercomputador onde os dados são reunidos para análise.
O software incorporado ao veículo é capaz de analisar uma imensa quantidade de dados e criar estratégias de direção segura com inteligência artificial. Essas táticas são então retransmitidas como entrada para os atuadores a bordo, substituindo os motoristas humanos e tornando os volantes e pedais de freio desnecessários. Para garantir a máxima confiabilidade, o sistema foi desenvolvido com estabilidade redundante.
A Beep
A Beep, sediada em Lake Nona, Flórida (EUA), está revolucionando a indústria de transporte. Com especialização em planejamento e implantação de ônibus autônomos para os setores públicos e privados, a empresa conecta pessoas a lugares com rapidez e segurança com redes de mobilidade de primeira milha e última milha nos Estados Unidos. Por mais de três anos, a empresa testou esses ônibus nas vias dos EUA, o que resultou em mais de 100 mil horas de direção. A Beep também é responsável pela rede de mobilidade autônoma com base nos EUA, considerado por muitos, como a mais antiga em operação.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a ZF para trazer sua próxima geração de ônibus autônomos ao mercado nos Estados Unidos”, disse Joe Moye, CEO da Beep. “O conjunto completo de serviços de transporte da ZF, sua rede de parceiros nos EUA e seu veículo complementam nossas redes de mobilidade prontas para uso e plataforma de tecnologia de serviços autônomos. Este ônibus nos permitirá continuar perseguindo nossa visão de ampliar a igualdade de mobilidade e reduzir as emissões de carbono, expandindo nossos casos de uso e atendendo aos requisitos industriais para vida útil, desempenho e segurança do veículo”.
A ZF, para garantir a operação contínua e máxima disponibilidade de seus veículos, manterá um serviço de manutenção abrangente que conta com serviços que vão desde consultoria individual e planejamento de rotas até o gerenciamento do ônibus, requisitos de infraestrutura como estações de recarga, bem como gerenciamento de frota – todos os quais podem ser incorporados perfeitamente à estrutura existente para promover a fluência operacional.