5 de outubro de 2024

DASSAULT – O silencioso Falcon 8X

Falcon 8X

Menos de um ano após sua certificação, o Falcon 8X, da fabricante francesa Dassault, está em operação em quase todos os principais mercados do mundo, incluindo Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, Índia e, em breve, entrará em operação na China, segundo informações da empresa.

O 8X está equipado com o primeiro visor frontal de dados do setor que combina capacidades de visão sintética e aprimorada

De acordo com Jean Rosanvallon, presidente e CEO da Dassault Falcon Jet – marca global dos jatos comerciais Dassault –, o desempenho de mercado do jato de alcance ultra-longo Falcon 8X no Brasil está seguindo a mesma trajetória definida pelo já consolidado Falcon 7X. “O feedback sobre a nossa nova aeronave principal tem sido universalmente positivo, no Brasil e ao redor do mundo, especialmente com relação aos níveis de ruído na cabine, que faz com que esta seja a aeronave mais silenciosa na classe 8X”, disse o executivo.

Interior do Falcon 8X da Dassault

Com capacidade para oito passageiros e três tripulantes, o Falcon 8X consegue conectar São Paulo a São Francisco e Moscou, Hong Kong com Londres e Shanghai com Los Angeles. A cabine disponibiliza três tamanhos de copa, inclusive duas com uma opção de espaço de descanso para a tripulação e há uma ampla gama de opções de áreas para passageiros, com diversos comprimentos, com a capacidade de receber diferentes layouts de toalete.

O 8X está equipado com o novo sistema de visão combinada FalconEye da Dassault, o primeiro visor frontal de dados (HUD-head up display) do setor que combina capacidades de visão sintética e aprimorada. Além de garantir alerta situacional superior em todas as condições de operação, dia e noite, o FalconEye possibilita melhores condições de aterrissagem em baixa visibilidade, oferecendo um benefício operacional considerável. Para os passageiros, foi disponibilizada melhor conectividade com a internet de alta velocidade em banda Ka, através da opção de conectividade JetWave da Honeywell.

Além do Falcon 8X, a Dassault exibiu na semana passada, durante a Labace, o Falcon 7X, de 5.950 nm/11.000 km, e o Falcon 2000LXS, de 4.000 nm/7.700 km.

 

Falcon 2000 LXS

Recentemente, a Dassault Falcon Jet entregou seu jato executivo de número 2.500, um Falcon 900LX, entregue no Little Rock Completion Center, nos Estados Unidos. Essa entrega representou um marco significativo tanto para a empresa quanto para a linha Dassault Falcon, em uma história que começou com o primeiro Falcon, entregue em 1965.

Interior do Falcon 2000 LXS
História

Há meio século, desde que o lendário Falcon 20 introduziu executivos em viagens de negócios, operadores de todo o mundo se sentiram atraídos pela paixão, qualidade e inovação tecnológica refletidas na marca Falcon. Uma paixão transmitida pelo fundador da empresa, Marcel Dassault, e compartilhada pelos engenheiros, técnicos, artesãos que projetam, criam e realizam as manutenções nos jatos Falcon.

Com a chegada do novíssimo Falcon 5X, o jato executivo de fuselagem ultra-larga com a cabine mais alta e mais ampla da indústria, programado para entrar no mercado em 2020, a linha Falcon irá abranger a gama completa de aeronaves de negócios de grandes cabines.

“Durante meio século de operação, a frota Falcon acumulou números impressionantes: 17,8 milhões de horas de vôo; cerca de 1.230 operadores em 90 países ao redor do mundo”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. “Além disso, dos 2.500 Falcons entregues até agora, mais de 2.100 ainda estão voando. Um claro testemunho da alta qualidade e robustez de nossos aviões Falcon, bem como da dedicação dos colaboradores que nos dão total apoio, manutenção e suporte”, acrescentou.

A linha Falcon oferece serviços de atendimento ao cliente 24/7. Além da rede de 51 centros de serviço, de mais de 100 representantes de campo e dos 15 centros com mais de US$ 800 milhões em estoque de peças sobressalentes, a Dassault foi pioneira na introdução de serviços AOG (Aircraft on Ground), da FalconResponse. Os serviços AOG são apoiados por duas aeronaves Falcon 900 dedicadas a esse trabalho, que também podem oferecer voos alternativos aos clientes, se necessário. Com base nos Estados Unidos e na Europa, o FalconResponse voou mais de 300 missões desde que foi lançado, há dois anos.

 

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