A Volkswagen AG e a Ford Motor Company anunciaram nesta terça-feira (15/01) em Detroit, o primeiro acordo formal de uma ampla aliança global que permitirá às empresas aumentar sua competitividade e atender melhor aos consumidores em uma era de rápidas mudanças na indústria.
Herbert Diess, CEO da Volkswagen, e Jim Hackett, CEO da Ford, confirmaram que as empresas pretendem desenvolver vans comerciais e picapes médias para os mercados globais já a partir de 2022. A aliança vai gerar ganhos significativos de escala e eficiência e permitirá a ambas as empresas compartilhar investimentos em arquiteturas de veículos que abrangem diferentes capacidades e tecnologias
As empresas estimam que a cooperação em vans comerciais e picapes renderá um melhor resultado operacional anual antes dos impostos a partir de 2023.
Além disso, a Volkswagen e a Ford assinaram um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos e iniciaram o aproveitamento de oportunidades. As empresas também afirmaram estar abertas a considerar outros programas conjuntos de veículos no futuro. Os seus times continuarão a trabalhar nos detalhes da parceria nos próximos meses.
“Ao longo do tempo, essa aliança vai ajudar ambas as empresas a criar valor e atender às necessidades de nossos clientes e da sociedade”, disse Hackett. “Ela vai não só trazer eficiências importantes e ajudar ambas as empresas a melhorar seu desempenho, mas também nos dará a oportunidade de ajudar a formar a próxima era da mobilidade.”
Diess acrescentou: “A Volkswagen e a Ford vão combinar seus recursos, capacidade de inovação e posições de mercado complementares para melhor atender a milhões de consumidores ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, a aliança servirá como pilar para a nossa meta de aumento da competitividade.”
Os termos do acordo devem incluir combinação de recursos em direção autônoma e investimento da Volkswagen nesta área da Ford. Enquanto isso, a Ford deverá licenciar a plataforma de veículos elétricos da Volkswagen, conhecida como MEB, disseram fontes.
A aliança, que não envolve a troca de ações entre as duas empresas, será dirigida por um comitê conjunto. Esse comitê será liderado por Hackett e Diess e incluirá executivos senior de ambas as empresas.
Colaboração em vans comerciais e picapes
Não foram revelados detalhes de como serão as plataformas compartilhadas entre as montadoras mas de acordo com Diess, a VW terá acesso à base da Ford Ranger.
Através da aliança, a Ford irá projetar e construir pickups de médio porte para ambas as empresas que devem entrar no mercado em 2022. Para ambas as partes, a Ford pretende projetar e construir vans comerciais maiores para clientes europeus, e a Volkswagen pretende desenvolver e construir uma van urbana.
O volume de veículos comerciais leves produzido pelas duas empresas em 2018, totalizou aproximadamente 1,2 milhão de unidades globalmente, o que poderia representar a colaboração de maior volume do setor como escalas de produção.
A demanda por caminhões médios e comerciais leves deve crescer globalmente nos próximos cinco anos. A aliança permitirá que as empresas compartilhem os custos de desenvolvimento, alavanquem suas respectivas capacidades de produção, aumentem a capacidade e a competitividade de seus veículos e proporcionem eficiências de custo, enquanto mantêm características de marca distintas.
Faça um comentário