BYD vai construir monotrilho na Bahia

A BYD assinou um acordo para começar a construir seu SkyRail em Salvador, BA. Os mais de 600 mil moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador serão os principais beneficiados com a implantação do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – que substituirá o atual sistema de trens que faz a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário.

A assinatura do contrato foi firmada entre o governo do Estado e o consórcio vencedor da licitação, a Skyrail Bahia, composto pelas empresas BYD Brasil e Metrogreen, responsável pela implantação e operação do sistema. A obra será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP). O leilão foi realizado em maio do ano passado.

A rota costeira de 20 quilômetros de extensão será parcialmente construída acima do nível do mar para conectar o distrito comercial central de Salvador à Ilha de São João, no município de Simões Filho.

Com capacidade para 150.000 passageiros por dia, ela será conectada ao metrô da cidade, proporcionando transporte contínuo para a cidade de 2,9 milhões de habitantes, de acordo com o comunicado.

Com investimento total previsto em R$ 1,5 bilhão, o modal metropolitano será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica. O VLT terá 22 estações. O projeto ainda prevê uma ligação com mais quatro estações, entre a região de São Joaquim até o Acesso Norte, passando pela Via Expressa e fazendo, no Acesso Norte, a integração física com o metrô.

O projeto será o primeiro do tipo para a BYD na América Latina e fará parte do Sistema de Transporte de Veículos Leves (VLT) da cidade, que deve começar a construção dentro de seis meses e estar totalmente operacional até 2021.

“Com o VLT, a população suburbana terá um meio de transporte rápido e confortável que também abre espaço para o desenvolvimento da cidade”, disse o governador do Estado da Bahia, Rui Costa.

“Novos negócios serão desenvolvidos e atrairemos empresas para a construção de instalações comerciais, residenciais, de lazer e de geração de empregos. A partir de um novo sistema de transporte, também teremos oportunidades de crescimento”, disse ele.

A BYD trará suas soluções de transporte de ponta para Salvador, que precisa urgentemente de transporte público adequado para sustentar sua crescente população, disse Stella Li, vice-presidente sênior da BYD Company Limited e presidente da BYD Motors Inc.

“O SkyRail é um modo de transporte autônomo e com emissões zero, oferecendo algumas das melhores tecnologias disponíveis para Salvador. Além disso, ele também recriará áreas urbanas e gerará desenvolvimento na região”, acrescentou.

Lançado em outubro de 2016, após cinco anos de pesquisa e desenvolvimento no valor de 5 bilhões de yuans (US $ 740 milhões), o SkyRail possui um sistema de condução automatizado do mais alto nível, de acordo com a BYD. Atualmente, está em funcionamento na cidade chinesa ocidental de Yinchuan.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta