21 de abril de 2024

Aplicativo de mobilidade quer plantar 100 mil árvores por ano

TABB Mobility

A cidade de Paragominas, no Pará, acaba de receber o primeiro aplicativo de mobilidade urbana sustentável da Amazônia. Lançado no dia 27 de março, o TABB Mobility usará somente etanol como combustível de seus veículos e pretende plantar uma muda de Andiroba a cada 50 corridas realizadas. Segundo projeções do grupo responsável pelo aplicativo, só em Paragominas podem ser plantadas mais de mil mudas em áreas degradadas apenas em 2023.

O aplicativo TABB Mobility será lançado em cidades do Pará e região amazônica nos próximos meses. A projeção é produzir até a metade do etanol consumido em sua frota de aplicativos na usina de etanol do grupo, localizada na cidade de Ipixuna, no nordeste do Pará.

A intenção do grupo responsável pelo aplicativo é transformar o óleo produzido pelas andirobeiras em biodiesel, o que tem o potencial de gerar emprego e renda para as populações ribeirinhas, que serão beneficiadas com as agroflorestas de andirobas.

A andiroba é uma árvore de grande porte, nativa da Amazônia e que pode chegar a ter 30 metros de altura. Seu óleo é largamente usado por suas propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, cicatrizantes, inseticidas e outros diversos benefícios, razão essa pela qual tem sido exportado para indústrias de cosméticos da França, Alemanha e Estados Unidos, além de ser comercializado em diversas regiões do Brasil.

Estudos revelam que o óleo da andiroba também tem grande potencial para produção de biodiesel em escala industrial.

A intenção do grupo é reduzir em até 70% o impacto ambiental gerado pelas emissões e destinar o cashback verde para o reflorestamento de dois milhões de hectares nos próximos 50 anos.