25 de novembro de 2024

Uber e Tembici anunciam viagens de bike em toda América Latina

Uber e Tembici

Uber e Tembici anunciaram uma parceria que vai disponibilizar bicicletas comuns e elétricas diretamente na plataforma da Uber. A novidade permitirá que os usuários do aplicativo tenham uma nova opção de viagem sustentável para diminuir o uso de automóveis.

Em data definida como “em breve”, usuários da Uber terão disponível no app as estações de bicicletas Tembici e bike Itaú. As bicicletas estarão disponíveis no aplicativo da Uber inicialmente em Recife, depois se expandirá para Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, e futuramente para as demais cidades na América Latina em que a Tembici atua.

A Tembici planeja fechar 2023 com mais de 30 mil bicicletas (mais de 10 mil elétricas) na América Latina e esta parceria auxilia a Uber, que tem como meta se tornar uma plataforma de mobilidade com emissão zero de carbono até 2040.

“Essa iniciativa entre as duas empresas representa um passo fundamental para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e eficientes de mobilidade nas cidades da América Latina”, ressalta Tomás Martins, CEO da Tembici. “Estamos muito contentes em continuar inovando no negócio de compartilhamento de bicicletas e muito felizes em sermos a primeira empresa que utiliza o modelo de estação de compartilhamento a disponibilizar bicicletas comuns e elétricas no app da Uber”.

As bicicletas da Tembici continuarão acessíveis também por meio do aplicativo da Tembici e bike Itaú, e todos os usuários que utilizarem as bicicletas pelo aplicativo da Uber deverão cumprir as regulamentações locais.

A Tembici recebeu em fevereiro deste ano um financiamento no valor de R$ 160 milhões aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O apoio terá como principais objetivos aumentar a capacidade produtiva de suas plantas na Zona Franca de Manaus e Extrema (MG), além  da aquisição de milhares de bicicletas elétricas e comuns, o que permitirá a expansão do serviço nas cidades em que a companhia já opera e em novas praças no Brasil, além de investimentos relacionados à tecnologia e inovação.