Os serviços de transporte privado urbano se tornaram rotina nas grandes cidades por ser um meio inteligente, rápido e prático de se deslocar pelos grandes centros urbanos. Mas, e se além de todos estes atributos, ele ainda fosse amigável com o meio ambiente?
Este é o mote da Citybest, uma startup chilena que lançou um aplicativo de transporte urbano com veículos 100% amigáveis com o meio ambiente. Fundada em 2019 pelo empresário Gonzalo Casanga, a Citybest buscou uma solução de eco-mobilidade para promover o uso de veículos elétricos e a correspondente redução da pegada de CO2, associando preços baixos com eco viagens amigáveis.
Em junho do mesmo ano, a empresa realizou os primeiros testes onde foram acionados 20.000 usuários cadastrados de veículos 100% Gás (GLP), tornando-se o primeiro aplicativo da América Latina a oferecer serviços de transporte ecologicamente corretos.
Em 2020, graças ao crescimento e desenvolvimento tecnológico, a empresa aprimorou seus serviços de eco-mobilidade com a incorporação de veículos elétricos e híbridos, alinhados à aplicação de novas políticas públicas na região.
A Citybest procura colocar os utilizadores particulares e empresas em contato com o meio de transporte que melhor se adapta às suas necessidades: veículos particulares ou regulamentados com condutor, elétricos, híbridos e a gás, bem como apoiar a transformação das cidades tornando-as mais habitáveis.
Compromissos com os dados
Casanga explica que a confiança dos usuários e empresas é essencial, mas também os indicadores de desempenho (KPIs) por trás de cada viagem que fazem.
“Mensalmente, e seguindo nosso compromisso, devemos apresentar um relatório ao Pacto Global da ONU onde indicamos quanto foi a redução da pegada de carbono através dos dados coletados nas viagens realizadas”, explicou o executivo.
Além disso, Casanga destacou que a Citybest também compartilha o referido relatório a cada três meses com empresas aliadas. “Temos como parceiros grandes redes hoteleiras globais, que receberão informações sobre o quanto foi reduzida a pegada de carbono de seus usuários para que possam acessar as certificações de sustentabilidade”.
O usuário do aplicativo, na hora de pagar sua viagem, também saberá em primeira mão sua contribuição para o planeta, por meio de dados diretos. “É uma informação que abrange todo o nosso ecossistema”, disse Casanga.
Expansão da Citybest na América Latina
A empresa está atualmente em processo de ativação de uma fase inicial que ligará a mobilidade elétrica a 30 hotéis de alto fluxo nas cidades de Montevidéu, Bogotá, Santiago do Chile e Cidade do México.
O objetivo desta fase é oferecer aos clientes destas cadeias um atendimento especializado e personalizado, através de viagens ecológicas em veículos elétricos, de mãos dadas e em colaboração com o setor hoteleiro.
Além disso, a Citybest procura promover e motivar os motoristas através de novos pontos de carregamento em cada hotel associado à aplicação, onde a energia será gratuita para as pessoas ligadas à plataforma de viagens.
Quando se trata de buscar benchmarks no setor, é inevitável mencionar o Uber, que após anos de serviço conseguiu se reinventar para se manter ativo no país.
“Sempre disse que nunca vou lutar contra eles, prefiro ser o segundo melhor e apostar na energia limpa. Claro que estudei a concorrência e por isso digo com toda a certeza que somos os únicos que vão ter veículos elétricos, a gás e híbridos nas ruas. E se os outros tentarem, teriam que eliminar os 90% de seus motoristas que ainda usam gasolina”, diz Casanga.
Enquanto isso, a CityBest refina seu modelo, empregando programadores dos Estados Unidos para criar algoritmos que melhoram a experiência do usuário, além de demanda e preços para tornar o serviço mais eficiente a cada dia.
Os investidores da CityBest estão satisfeitos com os movimentos rápidos de Casanga para entrar nas principais capitais latino-americanas. A empresa espera chegar ao valor de 5 milhões de dólares, assim que o aplicativo estiver funcionando. Gonzalo diz que a CityBest conta atualmente com 100 funcionários, sem contar os motoristas, e espera que haja muitos mais e que sejam baseados na Colômbia.