Lentamente a Europa se encaminha para a eletrificação do transporte, público ou individual, e um problema para os veículos elétricos é a infraestrutura de recarrega.
Pode ser um desafio encontrar estações de carregamento com frequência e em locais convenientes, e é aqui que essas ‘árvores solares’ entram em cena. A SolarBotanic Trees, com sede em Londres, criou essas árvores inovadoras e elegantes projetadas para alimentar estações de carregamento de EV.
A empresa com sede em Londres lançou o protótipo das árvores em setembro de 2022, e sua primeira geração de árvores solares finalmente estará disponível nos próximos meses. A SolarBotanic desenvolveu essas árvores em colaboração com um programa de apoio empresarial baseado em Londres Co-Innovate. Os dois se uniram e usaram recursos acadêmicos e de inovação das universidades e instalações vizinhas.
As árvores de aparência única foram equipadas com painéis solares. Esses painéis solares ou ‘folhas’ nano fotovoltaicas formam a cúpula ou a copa das árvores. Eles absorvem a energia da luz do sol e a transformam em energia elétrica.
Essa energia elétrica coletada é então armazenada no sistema de armazenamento e gerenciamento de energia acionado por IA das árvores, que libera essa energia e a gerencia.
Veja também: França que cobrir estacionamentos com paineis solares
Existem outras árvores solares simples no mercado, mas existem certas características que diferenciam as SolarBotanic Tree de projetos semelhantes no mercado. Em primeiro lugar, elas foram equipadas com uma capacidade de cinco quilowatts, uma capacidade maior do que outras árvores disponíveis hoje. Além disso, as SolarBotanic Trees terão um preço mais baixo e mais econômico, o que tornará o produto mais acessível às massas.
A SolarBotanic Trees fornecerá soluções de energia solar para residências, empresas e estacionamentos comerciais. A versão comercial ou a SolarBotanic Tree “v01” estará disponível em meados de 2023 e a versão “v02” com um sistema de gerenciamento de energia (EMS), armazenamento de bateria e sistema de carregamento rápido de EV estará disponível no final do ano. Uma terceira versão, a “v03”, estará disponível em 2025 – usará uma combinação avançada de módulos de geração de energia eólica e solar.
A RAW Charging, um dos maiores fornecedores do Reino Unido de soluções de carregamento para veículos elétricos chegou a um acordo com a SolarBotanic para fornecer inicialmente duzentas árvores solares de marca compartilhada como parte da rede de locais de carregamento de veículos elétricos comerciais atualmente em implantação no Reino Unido e na Europa. As entregas começarão em meados de 2023 e serão concluídas em 2024.
No Brasil, a Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a empresa Eco Soluções em Energia, instalou sua primeira árvore solar em seu campus em fevereiro de 2021 e Santo André, no ABC paulista, foi a primeira cidade a instalar uma árvore solar também em 2021.
Localizada em um edifíco corporativo, a árvore solar do ABC paulista permite uma série de possibilidades de sensoriamento dinâmico da cidade, como medições climáticas e monitoramento de bueiros, por exemplo, além do monitoramento e gestão automatizada de aspectos do próprio edifício, tais como o consumo de água ou a produção e consumo de energia. A árvore solar também permite fazer recarga de bicicletas e patinetes elétricos ao lado do local.
A cidade de São Paulo pretende instalar cerca de 40 árvores solares em praças e espaços público da capital, podendo servir como fonte de iluminação e energia para carregamento via USB de celulares e tablets.