10 de novembro de 2024

Negócios de micromobilidade que podem surgir em breve

novos mercados da micromobilidade

Após dois anos de pandemia, a micromobilidade vem recuperando popularidade e, a quantidade de pessoas ao redor do mundo interessadas ​​em tornar frequente o uso deste tipo de deslocamento urbano, aumentou em 12% na comparação com a pré-pandemia.

Com previsões de que este mercado movimente US$ 150 bilhões até 2025, começam a surgir novas tendências e novos modelos de negócios de micromobilidade para abraçar o aumento de usuários deste tipo de deslocamento.

troca de baterias - negócios de micromobilidade

Trocas de bateria

Para veículos movidos a gasolina, a conveniência de uma breve parada em um posto de combustível é muito maior do que o tempo de carregamento de um veículo elétrico, que pode levar cinco ou seis horas. Para quem tem uma e-scooter com poucos minutos de bateria restante pode ser frustrante e demorado. O tempo gasto carregando baterias é uma das barreiras mais notáveis ​​para a adoção de veículos elétricos.

E-scooters e e-bikes com baterias removíveis tornam a interrupção do carregamento muito menos disruptiva. As baterias modulares podem ser removidas e devolvidas e uma nova instalada em apenas alguns minutos. Estações de troca podem ser hospedadas em supermercados, farmácias ou até postos de gasolina próximos, garantindo pouco esforço para se “reabastecer de energia”.

cursos online

Cursos de segurança online

Indiscutivelmente, um dos aspectos mais preocupantes da micromobilidade é a ampla disponibilidade de veículos não regulamentados. Quase qualquer pessoa pode baixar um aplicativo e alugar uma e-bike ou e-scooter. Esses pilotos ‘novatos’ podem entrar em uma colisão devido à falta de experiência, conhecimento insuficiente do veículo que estão pilotando ou falta de educação sobre como as leis de trânsito se aplicam a eles.

Entre os negócios de micromobilidade, cursos de segurança online podem ser implantados e oferecer créditos para futuras viagens como incentivo para que o usuário conclua o curso.

aplicativos multimodal - negócios de micromobilidade

Soluções de micromobilidade multimodal

É improvável que o aplicativo de um provedor de micromobilidade seja o único no smartphone de um passageiro. Na verdade, pode haver três ou quatro aplicativos ou serviços que eles usam regularmente, incluindo compartilhamento de carro, carona, transporte público ou assinatura de carro. Quando as necessidades de um usuário se estendem além do raio de uma e-bike ou scooter, outras opções disponíveis precisam estar ao seu alcance.

As opções de transporte multimodal são uma área madura para um crescimento exponencial. A capacidade de alternar facilmente de um carro compartilhado para uma e-bike sem alterar aplicativos ou empregar várias assinaturas é uma solução que atrai as massas. Um ‘balcão único’ para mobilidade compartilhada pode ser o maior promotor de adoção à medida que for lançado.

dados em tempo real

Serviços de dados em tempo real

Embora o transporte ao ar livre em uma e-bike ou e-scooter seja mais divertido do que ficar sentado no trânsito em um carro, raramente é usado simplesmente para passear e sim como complemento nos deslocamentos urbanos. Neste sentido, é muito melhor serem realizados com suporte de dados ao vivo.

Como um novo modelo de negócios de micromobilidade, espera-se que os provedores continuem a aprimorar os aspectos do uso de passageiros, incluindo realidade aumentada para localizar retornos, rastreamento por GPS mais preciso para orientação sobre onde andar e compartilhamento de rotas para o trajeto mais agradável, a distância mais curta ou roteirização com várias paradas. Tudo suportado principalmente por dados do dispositivo do usuário.

Veja também: Mobilidade orientada por dados e as cidades de 15 minutos

Desenvolvedores que estiverem engajados em tornar o setor de micromobilidade mais fácil de usar e mais seguro, podem promover uma mudança monumental na forma como a micromobilidade opera nos próximos anos com grandes desenvolvimentos em tecnologia e UX.