Uma linha de teste do Sky Train, no sul da China, estreou seu primeiro sistema maglev usando ímãs permanentes em vez de eletroímãs. O sistema é capaz de manter seus vagões suspensos indefinidamente sem fonte de alimentação.
Os benefícios dos sistemas de transporte público maglev são bastante claros: eles são quase silenciosos, precisam de pouca manutenção e eliminam a resistência ao rolamento, portanto, usam menos energia para acelerar. Por outro lado, eles não são muito usados em serviços de baixa velocidade, já que a energia usada para levitar um trem maglev convencional adiciona algo em torno de 15% à conta de energia geral em velocidades suburbanas, em comparação com um metrô ou trilho leve.
Já os ímãs permanentes fornecem suas forças magnéticas 24 horas por dia, 7 dias por semana, de graça, pelo menos para a China, que possui grandes reservas dos metais de terras raras necessários para torná-los ímãs permanentes.
O gigante asiático tem quase 40% de todas as reservas conhecidas de elementos de terras raras do mundo – duas vezes mais que seu vizinho Vietnã em segundo lugar. Também extrai muito mais desses metais do que qualquer outro país e domina absolutamente a cadeia de processamento e fornecimento – apenas seis empresas estatais chinesas produziram 85% das terras raras refinadas do mundo em 2020.
Tudo isso significa que o Sky Train experimental, revelado na semana passada no condado de Xingguo, província de Jiangxi, é uma proposta aparentemente viável apenas na China.
Atualmente, é apenas uma única pista de teste de 800 metros, construída em postes de aço que levantam a pista cerca de 10m no ar. Um trem de dois vagões transportando até 88 passageiros é suspenso magneticamente sob os trilhos, sem fazer contato, e desliza, silencioso e sem atrito, entre plataformas elevadas de passageiros a velocidades de até 80 km/h. Quando os testes terminarem, ele será estendido para uma pista de 7,5 km, com uma velocidade máxima mais, alta em torno de 120 km/h.
Sendo erguido em postes, requer menos espaço no solo do que uma operação de trem leve e, de acordo com o South China Morning Post, esses Sky Trains custam cerca de um décimo do que um metrô custa – mesmo contabilizando as grandes quantidades de neodímio envolvido.
Eles certamente envelhecerão bem no balanço patrimonial também – um ímã aprimorado com neodímio perde menos de 5% de seu magnetismo em um século.