20 de novembro de 2024

Mercedes-Benz introduz inovações nos cockpits de seus caminhões

Novo cockpit dos caminhões Atego, Axor e Actros

A Mercedes-Benz lançou uma nova versão para o cockpit de seus caminhões Atego, Axor e Actros, com destaque para a nova geração de bancos que proporcionam maior conforto, contribuindo para elevar a produtividade dos motoristas. Segundo informações da montadora, os novos bancos foram projetados para se adaptar e atender ao biotipo do motorista brasileiro, priorizando o bem-estar e a satisfação desses profissionais, que passam horas ao volante. Tanto o banco do motorista, quanto o do acompanhante, foram concebidos e produzidos pela equipe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com fornecedores.

 

“O desenvolvimento local levou em conta as características do transporte e os hábitos de quem dirige caminhão pelo imenso território nacional, o que foi captado em clínicas, pesquisas, demonstrações, eventos e test-drives, reforçando, mais uma vez, que seguimos à risca o compromisso do slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve.’. Como resultado, oferecemos o melhor banco do mercado, feito aqui mesmo no Brasil e pensando nas expectativas e na satisfação dos nossos motoristas. O novo posto de trabalho assegura um alto nível de ergonomia e facilita a operação no dia a dia do motorista, o que se traduz em maior conforto e produtividade”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ao trabalhar de uma forma mais cômoda e prática, o motorista obtém melhor desempenho do veículo, com mais segurança e economia, contribuindo assim para a redução de custos operacionais e, consequentemente, para a rentabilidade da empresa de transporte. Além disso, o bem-estar a bordo garante a tranquilidade e a satisfação do motorista”, afirma.

 

Com design diferenciado e oferecidos nas versões Estático e Pneumático – “Standard” e “Conforto” –, os novos bancos caracterizam-se pelo encosto com perfil mais envolvente, que remete à imagem de um banco de automóvel. A espessura de espuma dos assentos foi aumentada em 10 mm em relação à versão anterior. O novo acabamento, em tecido ou vinil, está mais macio para aumentar a sensação de conforto e facilitar a limpeza.

Todos os bancos (motorista e 1° acompanhante) têm cintos de segurança integrados, aumentando ainda mais o conforto dos profissionais da estrada. Os apoios laterais envolventes propiciam melhor acomodação das costas em qualquer situação. Além disso, o ajuste lombar pneumático, disponível na versão “Conforto”, tem duas bolsas infláveis para apoio lombar e duas para apoio lateral, propiciando um ajuste perfeito para cada biotipo de motorista.

Os novos bancos do motorista têm 12 regulagens: ajuste do encosto das costas, baixar/levantar o assento pneumático, ajuste da altura do banco, ajuste da inclinação do assento, ajuste do amortecedor, amortecimento horizontal, ajuste horizontal, ajuste da profundidade do assento, dois apoios de braço, baixar/levantar o encosto das costas e ajuste lombar (na versão “Conforto”).

A Mercedes-Benz também agregou novidades às camas disponíveis nas cabines leito e estendidas. O revestimento passou a ser confeccionado com um tecido de mais elasticidade e a espuma é laminada, com espessura de 120 mm, propiciando maior conforto ao motorista no seu período de descanso.

 

Multimídia

Além da nova geração de bancos, os caminhões Atego, Axor e Actros passam a oferecer um novo pacote multimídia com painel, volante multifuncional, sistema de som e tacógrafo digital para facilitar o dia a dia do motorista. Entre os itens disponíveis, como série ou opcional, estão sintonizador de FM com RDS-EON, sintonizador AM para ondas curtas, médias e longas e pré-sintonias; toca-CD compatível com MP3 e WMA; entradas auxiliares mini-USB e AUX; bluetooth com facilidade de viva-voz; e volante multifuncional com comando sem tirar as mãos do volante para operar o rádio e o celular, além de navegar as operações do computador de bordo no painel.

São três os pacotes multimídia disponíveis: Preparação (antena, cabo e alto-falantes), Básico (itens da Preparação mais tweeter e rádio/CD) e Conforto (itens do Básico mais o volante multifuncional, disponível somente para Atego, Axor e Actros).

Volante multifuncional

Com quatro raios e dois conjuntos de botões, um em cada lado, o volante multifuncional conta com teclas de acionamento para os comandos do painel de instrumentos. O uso das teclas é amigável, o que resulta em maior comodidade para o motorista. Além disso, todos os comandos estão ao alcance dos polegares, tornando a direção mais segura e ergonômica.

Como item de série para os caminhões Mercedes-Benz, o novo tacógrafo digital BVDR (Brazilian Vehicle Data Recorder) é uma inovação que promete maior praticidade e mais economia ao cliente. Homologado pelo Inmetro, a grande vantagem do tacógrafo digital é que ele não utiliza os tradicionais discos, mas sim fita de papel, que pode ser impressa no próprio veículo, caso a autoridade de trânsito venha a solicitar. Todas as informações são gravadas em memória interna do tacógrafo digital e podem ser extraídas para armazenamento externo, em um pen-drive, por meio de uma porta USB, ou via WEB. Além disso, a identificação do motorista é feita por meio de botões no painel frontal do próprio aparelho. O sistema identifica mais de um motorista, com capacidade máxima de 50 condutores.

Os dados gravados pelo tacógrafo incluem a velocidade do caminhão, distância percorrida, rotação do motor, velocidade máxima e status do veículo (parado ou em movimento). Também armazena informações do motorista (código do motorista, número da CNH, início e fim da condução) e do veículo (chassi e placa). Os relatórios podem ser extraídos diária ou semanalmente, otimizando o monitoramento por parte dos gestores da frota, com praticidade, transparência e segurança.

Econfort

De acordo com Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, essas inovações consolidam uma nova etapa do Econfort, conceito de desenvolvimento da marca cujo apelo é agregar mais economia, conforto, força e desempenho aos caminhões Mercedes-Benz, proporcionando mais rentabilidade para os clientes. “Quando o Econfort foi lançado, em 2014, apresentou uma série de itens voltados à economia no consumo de combustível. Num segundo momento, o foco estava voltado para a redução dos custos de manutenção. Agora, o objetivo é assegurar um notável conforto ao motorista. Já consolidada junto aos clientes, essa filosofia de trabalho terá prosseguimento, agregando mais valor e mais eficiência no transporte de cargas”, assinala Carvalho.

Essas inovações antecipam as novidades que serão apresentadas pela Mercedes-Benz na Fenatran 2017, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontecerá em outubro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*