Nissan lança serviço de compartilhamento de veículos no Japão

Nissan New Mobility Concept

A Nissan e a cidade de Yokohama introduziram no Japão um serviço de compartilhamento de veículos utilizando o “Nissan New Mobility Concept”, um modelo elétrico ultra compacto.

Através de registro online, o serviço “Choimobi Yokohama” permite que os usuários retirem e retornem os carros em 14 pontos distintos localizados em torno da Estação de Yokohama. Os carros podem ser reservados com 30 minutos de antecedência e utilizados dentro da cidade.

O serviço custa 250 ienes (2.2 dólares) por 15 minutos acrescido de uma carga básica de 200 ienes (1.7 dólares). Para utilizar o serviço os usuários precisam de carteira de motorista japonesa, smartphone e cartão de crédito emitido pelo Japão.

O novo serviço tem como objetivo promover a mobilidade ultracompacta e desenvolver um modelo de negócio sustentável através da cooperação público-privado. O serviço também vai oferecer roteiros guiados no centro da cidade de Yokohama .

Em outubro de 2013, a Nissan e a cidade de Yokohama já havia lançado um serviço de partilha de carro elétrico unidirecional (one way), um teste em situação real e que teve a duração de dois anos, com base nos veículos de emissão zero ultra compactos. O objetivo era incentivar a mobilidade com zero emissões, aumentar a qualidade do transporte e incentivar o turismo. Em outubro de 2015 esta parceria adicionou uma opção para a oferta de aluguel a operadores turísticos e empresas locais.

A Nissan e a cidade de Yokohama continuarão os estudos de uso e viabilidade deste serviço, incentivando várias entidades locais a participarem do programa.


Aliança Renault-Nissan

O veículo da Nissan guarda inúmeras semelhanças com o Twizy da Renault,  fabricado na planta da montadora em Valladolid, na Espanha.
O mini carro possui sensores de estacionamento, conexão Bluetooth, entrada USB e para os aparelhos da Apple. Além disso, o Twizy pode ter o acabamento personalizado. Na Europa, a fabricante francesa oferece as versões 45 e 80, e há ainda uma configuração cargo (em Portugal foi batizado de Twizy Bag) – sai o segundo assento e entra uma área de bagageiro com capacidade para transportar 50 litros para serviços de delivery.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta