9 de novembro de 2024

Empresa sueca desenvolve quadriciclo agrícola elétrico

quadriciclo agrícola

A empresa sueca de motos elétricas Cake está tentando diversificar sua produção e anunciou o desenvolvimento de um quadriciclo agrícola elétrico semi-autônomo todo-o-terreno. 

Chamado de Cake Kibb, o novo veículo elétrico de quatro rodas destina-se a lidar com tarefas agrícolas leves envolvidas na agricultura regenerativa. De acordo com a empresa, hoje as máquinas empregadas para a agricultura em escala contribuem fortemente para as emissões globais de gases de efeito estufa e impactam negativamente os ecossistemas dos quais todos dependemos para o cultivo de alimentos saudáveis. Com o Kibb. A Cake visa fornecer uma opção de transporte agrícola de menor impacto e apoiar um movimento crescente em direção à agricultura sustentável.

quadriciclo agrícola

“A agricultura sustentável e responsável é vital para ecossistemas saudáveis e pretendemos fazer do Kibb a ferramenta número um para todos os futuros agricultores.” diz Stefan Ytterborn, CEO e fundador da CAKE.

O quadriciclo agrícola ainda está relativamente no início de seu desenvolvimento, mas assume a forma de um ATV (all-terrain vehicle, sigla em inglês para veículo todo-o-terreno) elétrico multifuncional que contará com uma carroceria modular com diferentes acessórios para que possa ser usado com uma ampla variedade de acessórios.

quadriciclo agrícola

O Kibb será um ATV multifuncional movido a bateria capaz de operar com ou sem um motorista humano. O corpo modular do Kibb terá diferentes pontos de fixação para permitir a compatibilidade com uma ampla variedade de acessórios ATV. Ele também pode atuar como uma estação de energia móvel, proporcionando ao agricultor um novo melhor amigo para realizar as tarefas do dia a dia associadas à vida agrícola regenerativa. O Kibb também será capaz de realizar tarefas simples de forma autônoma, o que liberará tempo para se concentrar em outras tarefas relacionadas à fazenda ou rancho enquanto o Kibb estiver trabalhando.

A empresa está trabalhando em estreita colaboração com agricultores de um amplo conjunto de disciplinas, incluindo agricultura orgânica, permacultura e agricultura regenerativa para enfrentar os desafios mecânicos que eles enfrentam e espera transformar o Kibb de um conceito em uma ferramenta industrial até 2025.