Nas cidades do futuro, redes de comunicação vão monitorar água, luz e mobilidade

cidades do futuro

Como a tecnologia utilizada para controlar a iluminação pública e o melhor uso da água pode contribuir para a mobilidade das cidades do futuro? Para mostrar como isso é possível, gestores públicos e empresas participam entre hoje e amanhã da 4ª. Edição do Connected Smart Cities, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Entre os setores participantes do evento estão tecnologia, mobilidade, energia, urbanismo, meio ambiente e segurança. O encontro reúne diferentes segmentos da sociedade para apresentar e debater ações com foco no desenvolvimento de uma cidade inteligente, mais conectada e humana. Essa edição contará com cerca de 90 painéis e 300 palestrantes que se apresentarão simultaneamente em 9 palcos.

Uma das empresas participantes é a Itron, que irá apresentar tecnologias em Iluminação pública e gestão de água em cidades inteligentes por meio dos workshops “Prática de iluminação Pública” e “Novos Modelos para Gestão Inteligente de Água em Smart Cities”.

cidades do futuro - Helder Bufarah

 “As mesmas redes usadas para monitorar a iluminação elétrica e o uso da água também podem fornecer dados sobre a mobilidade, com acompanhamento real do trânsito e capacidade das vias para receber o tráfego, por exemplo”, afirma com Helder Bufarah, diretor de tecnologia da Itron.

De acordo com Bufarah, o desafio para os gestores públicos é aproveitar redes de comunicação para o melhor aproveitamento de todos os recursos de uma cidade, tornando-as em um ambiente mais agradável para os seus moradores.

As tecnologias vão desde iluminação Pública (IP) a plataformas de gerenciamento de redes de água, direcionadas à empresas de água, capacitando-as para controlar falhas, processos de produção e distribuição, além de otimizar operação, melhorar a eficiência energética e prestação de serviços aos usuários.

“As soluções da Itron são preparadas para combater mais eficientemente perdas reais e aparentes, além de vazamentos e fraudes, auxiliando nas infraestruturas de água, esgoto e drenagem — ativos valiosos para os municípios. Nosso painel sobre o Panorama do Saneamento Básico no Brasil trará os principais problemas das cidades relacionados à gestão da água e as soluções possíveis e revelará a força que as Prefeituras possuem para a implantação das Smart Cities”, comenta Peter Cheung, Business Advisor Água da Itron.

Serviço
Connected Smart Cities
Data:
 04 e 05 de setembro de 2018
Horário: 08h30 (Credenciamento)
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP
Mais Informações:connectedsmartcities.com.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta