A eletrificação dos veículos comerciais, anunciada pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), aparenta ser a ponta do iceberg de um movimento muito maior, onde as montadoras deixam de ser só uma produtora e oferecem também serviços. A mobilidade como serviço (MaaS, na sigla em inglês para Mobility as a Service), uma tendência mundial da indústria automobilistica, parece que está desembarcando no Brasil e, naturalmente, começando pelos veículos comerciais.
Em entrevista concedida ao podcast “Bate-papo ao telefone” de FutureTransport, Leandro Siqueira, vice-presidente de estratégia corporativa, digital office e e-mobility da VWCO, detalha as razões da montadora ao criar seu e-consórcio e vislumbra, em um futuro muito próximo, este modelo de negócio aqui no Brasil.
Segundo Siqueira, o e-consócio não é uma parceria só de produção, mas também de negócios, onde todas as empresas envolvidas tem o potencial de gerar negócios entre si. Para o executivo, apesar da cultura da propriedade ainda estar enraizada, alguns embarcadores e transportadores já enxergam as vantagens da aquisição de soluções para transportar mercadorias do ponto A para o ponto B.
Fazem parte do e-Consórcio da VWCO a Bosch, a Eletra, a Siemmens, o Grupo Moura, a Meritor, a Semcom e a WEG.
Acompanhe a seguir o Bate-papo ao telefone com o executivo da VWCO:
Leave a Reply