FCA lança o Fiat 500 totalmente elétrico

Fiat 500 elétrico

A Fiat apresentou em Milão, como uma prévia mundial, o novo Fiat 500 elétrico. A novidade foi antecipada, já que estava programada para ser apresentada no Salão de Genebra, que foi cancelado por causa do surto do coronavírus (Covid-19).

O novo Fiat 500 elétrico possui uma autonomia de até 320km e está equipado com um sistema de carregamento rápido de 85 kW. Leva apenas cinco minutos, por exemplo, para uma reserva de energia para percorrer 50 quilômetros. O tempo para um carregamento de até 80% da bateria é de 35 minutos.

Fiat 500 elétrico

O motor tem uma potência de 87 kW, que permite uma velocidade máxima de 150 km/h (autolimitada) e atinge uma velocidade 0-100 km/h em 9 segundos.

O novo Fiat 500 está equipado com três modos de condução: Normal, Alcance e Sherpa selecionáveis ​​de acordo com o estilo de condução.

O modo “Normal” é aquele que aproxima a condução o mais próximo possível do veículo com um motor de combustão normal. O modo “Range”, por outro lado, ativa a função “one pedal drive”. Ao selecionar este modo de condução, o motorista pode dirigir o Fiat 500 praticamente apenas com o pedal do acelerador.

Em particular, o modo Sherpa permite que o motorista chegue ao seu destino, otimizando os recursos disponíveis. O modo de condução Sherpa intervém em vários elementos para reduzir ao máximo o consumo de energia do carro, precisamente para garantir que o destino definido no navegador ou na estação de carregamento mais próxima seja alcançado.

Condução autônoma Nível 2 e conectividade

O novo Fiat 500 oferece condução autônoma de nível 2 e trazendo todas as vantagens relacionadas à mobilidade urbana como a câmera frontal que monitora longitudinalmente e lateralmente todos os arredores do carro; o sistema iACC (Intelligent Adaptive Cruise Control) que freia ou acelera, prestando atenção a tudo: carros, ciclistas, pedestres e a centralização da faixa que mantém o carro no centro, quando as linhas divisórias da faixa são identificadas corretamente.

O Intelligent Speed ​​Assist, por outro lado, lê os limites de velocidade e sugere ao motorista que os defina, enquanto o Urban Blind Spot através de sensores ultrassônicos verifica os pontos cegos e avisa com um sinal de luz triangular – que aparece no espelho lateral – se houver obstáculos. O Attention Assist, por meio de avisos no visor, recomenda que você pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360 ​​graus oferecem uma visão do drone para evitar todos os obstáculos, ao estacionar e nas manobras mais complexas. 

 O Fiat 500 elétrico também se comunica com o motorista dentro e fora do carro, permite que você defina o caminho de navegação com antecedência, para encontrar o ar condicionado ligado na chegada, por exemplo, e, depois que você abrir o carro, seu telefone móvel será conectado em apenas 5 segundos e você não precisará mais usar o cabo de carregamento. 

A edição de lançamento, “la Prima”,  limitada a 500 unidades com teto retrátil, está disponível para pré-reserva e vai custar € 37,9 mil (cerca de R$ 200 mil).

A FCA planeja trazer o Fiat 500 elétrico para o Brasil até o final deste ano.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta