Pensando na micromobilidade e de olho no mercado de serviços de mobilidade, que têm projeções de movimentar quase 11 bilhões de euros até 2020, montadora apresentou se protótipo Renault EZ-POD, um veículo elétrico e autônomo para deslocamentos sob demanda para curtas distâncias.
O veículo tem um design que maximiza seu uso em relação ao espaço ocupado (3m2) e foi projetado tanto para o transporte de pessoas como para pequenas entregas urbanas.
Segundo a montadora francesa, a agilidade do Renault EZ-POD permite que ele seja utilizado, por exemplo, em rotas pré-definidas. Vários pods podem ser combinados para pegar passageiros e levá-los ao seu destino. Como os casulos são pequenos e com velocidade reduzida, eles são menos intrusivos em um ambiente urbano lotado, tornando esses veículos robóticos flexíveis no seu uso e socialmente aceitáveis.
Com a velocidade limitada, o design compacto e a agilidade do Renault EZ-POD, ele pode fornecer transporte em ambientes de pedestres, como aeroportos, estacionamentos e shopping centers, onde serão testados em zonas dedicadas.
No futuro, o Renault EZ-POD poderia ser autorizado a dirigir em algumas ruas de pedestres, ou avançar – em velocidades muito baixas (abaixo de 6 km / h) – até a entrada de prédios e casas para deixar pessoas com mobilidade limitada ( incluindo pessoas idosas e aqueles com compras pesadas, crianças ou bagagem). Outro uso possível seria como um pod seguidor para um aplicativo de entrega do tipo “siga-me”.
“Se pudermos adequar os veículos autônomos do futuro às nossas necessidades atuais – por exemplo, como carros de passeio – é certo que esses dispositivos inovadores vão gerar novos usos e aplicações que surgem à medida que os experimentos progridem”, explica Frederic Auzas, gerente do programa de veículos robô da Renault.
Construído em um chassi Twizy, o Renault EZ POD é inspirado nas linhas do carro conceito EZ-GO e no conceito de plataforma modular do EZ-PRO. A escolha de uma plataforma Twizy totalmente elétrica levantou o desafio técnico de criar um design compacto que eliminasse o cockpit de um motorista e incorporasse a tecnologia autônoma. Os cenários de utilização mais rápida e rápida do veículo tornaram viável a racionalização do número de sensores. O Renault EZ-POD está equipado com uma câmera e um Lidar na frente para escanear a cena à frente, além de radares de curto e longo alcance localizados atrás da dianteira preta brilhante do carro e do acabamento traseiro. Finalmente, há duas antenas e um GPS no teto, para rastreamento de posição em tempo real e conectividade.
O Renault EZ-POD para o uso com passageiros apresenta uma grande abertura lateral, para que as pessoas possam entrar e sair fácil e rapidamente. Seu interior liso e colorido é projetado para ser durável e fácil de limpar no caso de uso compartilhado.
O Renault EZ-POD tem os mesmos assentos do Twizy original, com revestimentos de plásticos estruturados ou materiais mais ecológicos, como um tapete de linho processado. Os passageiros são recebidos por duas telas que fornecem informações sobre a viagem e o sistema de iluminação interior permite tocar ambientes de “boas-vindas” e “adeus” e também fornecer atualizações de status no EZ-POD (por exemplo, espera, reservado, em uma viagem).
Faça um comentário