Mais da metade da população mundial vive hoje em cidades – número que só tende a crescer, dada a busca por melhores oportunidades de trabalho e qualidade de vida nos centros urbanos, sobretudo nos países emergentes.
Conceitos de cidades inteligentes, as smart cities, com suas propostas e possíveis soluções não faltam: táxis autônomos, ônibus inteligentes que conversam com os passageiros, car sharing e aplicativos que planejam deslocamentos pelas cidades são alguns exemplos que começam a delinear o futuro.
Em meio a tantas possibilidades, você já se perguntou como seria a bicicleta do futuro?
Pois bem, os designers da fabricante de bicicletas norte-americana Trek deram sua visão do que seria uma bicicleta em 2026, ano em que a empresa completa seu 50° aniversário.
O conceito é único, tão único que pretende ser uma bicicleta conectada à internet, redes sociais e a outros veículos.
De aparência deslumbrante, toda moldada em fibra de carbono e com recursos inteligentes, a bicicleta conceito Zora tem freios a disco e transmissão por correia e possui farois de LED e um computador conectado ao guidão que permite acesso fácil e rápido a informações de trânsito e da sua rota.
As rodas também são muito radicais, com um design em favo de mel em vez de raios regulares.
De acordo com a Trek, o conceito Zora é uma bicicleta que encara os desafios sociais, políticos e ambientais que o mundo possa enfrentar até 2026.
“Nosso protótipo utiliza materiais e tecnologias de fabricação que estamos apenas começando a desenvolver”, explica a empresa.”É rápido, versátil e extremamente bem conectado a outros veículos inteligentes e redes sociais”.
Faça um comentário