Caminhão autônomo e sem cabine começa operação na Suécia

Einride T-pod

O primeiro caminhão elétrico e autônomo sem cabine, o Einride T-pod, fez sua estreia em via pública nesta última quarta-feira (15/05) em Jönköping, na Suécia.

Das instalações da DB Schenker, o Einride T-pod transportará mercadorias entre um armazém e um terminal na instalação, como parte de um fluxo comercial.

Revelado em abril de 2017, o Einride T-pod foi projetado para o transporte rodoviário de carga de longa distância e tem uma característica notável: não há espaço físico para um ser humano se sentar e, portanto, não precisa de janelas.

O veículo, com sete metros de comprimento e autonomia para percorrer até 200 quilômetros sem recarregar suas baterias, tem capacidade para até 20 toneladas de carga.

Robert Falck, fundador e CEO da Einride, Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, e Mats Grundius, CEO da DB Schenker Cluster Suécia, Dinamarca, na Islândia, organizaram a cerimônia de inauguração.

einride t-pod

“Este dia representa um marco importante na história da Einride e para nosso movimento para criar uma solução de transporte segura, eficiente e sustentável, baseada em veículos elétricos autônomos, que tem o potencial de reduzir as emissões de CO2 do transporte rodoviário de mercadorias em até 90% . Eu não posso começar a descrever como estou orgulhoso de nossa equipe que fez isso acontecer em colaboração com nosso grande parceiro e cliente DB Schenker”, diz Robert Falck, CEO e fundador da Einride.

De acordo com Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, “os caminhões autônomos serão cada vez mais importantes para o setor de logística. Juntamente com a Einride, agora introduzimos caminhões autônomos totalmente elétricos em um fluxo contínuo em uma via pública – um marco na transição para o sistema de transporte de amanhã “.

Em novembro de 2018, a startup sueca e a empresa de logística DB Schenker iniciaram a primeira instalação de um caminhão autônomo totalmente elétrico ou “T-pod” em uma instalação da DB Schenker em Jönköping, na Suécia. Foi a primeira instalação comercial do gênero no mundo.

Em 7 de março, a Agência Sueca de Transporte concluiu que o T-pod é capaz de operar de acordo com as regras de trânsito suecas. Em 11 de março, a agência aprovou o pedido da Einride para expandir o piloto para uma via pública. A licença se aplica a uma via pública dentro de uma área industrial – entre um armazém e um terminal. A licença é válida até 31 de dezembro de 2020.

A Einride e a DB Schenker firmaram um acordo comercial em abril de 2018 que inclui o piloto em Jönköping e uma opção para pilotos adicionais internacionalmente.

Além da Schenker, a startup sueca tem pedidos da rede de supermercados alemã Lidl, e de outras cinco companhias de varejo, o que pode tornar realidade a projeção da Einride de ter, até o fim de 2020, cerca de 200 veículos em operação.

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