17 de abril de 2024

VW revela o Gen.Travel e a sua forma inovadora de viajar

Gen.Travel

As fabricantes de veículos, de tempos e tempos, apresentam ao público suas visões de futuro para os veículos autônomos e exploram as possibilidades de como os seus ocupantes aproveitam o percurso enquanto viajam sem a necessidade da condução.

A Volkswagen elevou o nível e deu um passo adiante ao revelar seu estudo de design da Gen.Travel, um veículo que, na visão da empresa alemã, pode substituir voos curtos.

Gen.Travel

A cápsula de viagem para quatro pessoas seria completamente autônoma (ou seja, SAE Nível 5) e giraria em torno de um interior modular que pode ser personalizado para cada viagem. Os empresários podem trabalhar em uma mesa de conferência durante um passeio, enquanto os sonolentos podem usar dois assentos que se transformam em camas.

O Gen.Travel também pode ser mais confortável do que alguns assentos de avião mais agradáveis. A iluminação dinâmica não apenas ajudaria a manter os ciclos naturais de sono, mas também reduziria o enjoo. Uma configuração com bancos dianteiros poderia manter as crianças entretidas com realidade aumentada. Embora a cabine em forma de bolha seja construída para maximizar sua visão do exterior, ela promete segurança e isolamento para os passageiros que dormem.

A VW não delineou o desempenho. No entanto, disse que uma combinação de IA e platooning (condução automatizada em comboios) poderia estender o alcance.

Gen.Travel

Este é um projeto de pesquisa destinado a testar cápsulas sem motoristas como opções de mobilidade como serviço (MaaS). A VW afirma que os recursos do protótipo podem chegar aos carros de produção.

Com o Gen.Travel,  a Volkswagen desenvolveu um estudo icônico e repleto de inovação que constitui uma categoria de veículo completamente nova no portfólio premium entre sedan e MPV (Multi Purpose Vehicle).

“Com sua estratégia NEW AUTO, a Volkswagen define a mobilidade para as próximas gerações – sustentável e digital”, disse Nikolai Ardey, Head de Inovação da VW. “No departamento de pesquisa de inovação da Volkswagen em todo o grupo, estamos avançando ainda mais nessa ideia, mostrando como nossos clientes poderão experimentar a mobilidade no futuro – por exemplo, como um serviço. Com a GEN.TRAVEL, já podemos experimentar hoje o que será possível no futuro próximo com tecnologia inovadora. Viagens porta a porta em um novo nível. Sem emissões e sem estresse.”

O Gen.Travel tem um conceito de interior modular único que pode ser personalizado para cada viagem e reservado como uma oferta de MaaS. Dependendo da configuração, até quatro pessoas podem ser transportadas no veículo conceito. Para viagens de negócios, a configuração da conferência com quatro assentos confortáveis ​​e uma grande mesa no meio do interior proporciona um ambiente descontraído. A iluminação dinâmica cria um ambiente de trabalho agradável e evita o perigo de cinetose (enjoo de movimento). Uma configuração na configuração noturna permite a conversão de dois assentos em duas camas que podem ser dobradas para uma posição totalmente plana.

Veja também Citroën apresenta sua visão de futuro com o 19_19 Concept

Um inovador sistema de retenção de passageiros garante a máxima segurança mesmo na posição deitada. O sistema de iluminação influencia a produção de melatonina para ajudar os passageiros a adormecer e acordar naturalmente. O interior é leve, com um design natural. Todos os elementos HMI (interface homem/máquina) são produzidos com materiais sustentáveis, combinados com materiais reciclados ou naturais.

O exterior futurista é dividido em duas partes: A cabine de vidro transparente está perfeitamente incorporada na parte inferior, que abriga todas as características técnicas. A borda da janela está na altura da cintura, tornando-a muito baixa para maximizar a visão do exterior. Ao mesmo tempo, quando os passageiros estão deitados no carro, eles não sofrem influências externas. As portas laterais facilitam a entrada e saída.

Para o máximo conforto, o veículo tem a suspensão ativa e ABC (controle ativo elétrico da carroceria) que calcula antecipadamente os movimentos verticais e laterais, como aceleração, frenagem ou curva, e otimiza o estilo de direção e a trajetória de acordo. A inteligência artificial (IA) e o platooning – condução totalmente autônoma em comboios – são usados ​​para aumentar ainda mais o alcance para viagens de longa distância.