A empresa holandesa Lightyear apresentou seu carro solar com uma autonomia de até 70 km sem necessidade de recarga. O Lightyear 0 é um sedã fastback de quatro portas que possui 5 m² de painéis solares integrados.
A empresa estima que, ao longo de um dia inteiro de verão, o Lightyear 0 pode atingir até 70 km de autonomia e se o trajeto diário for inferior a 50 km, poderá rodar por meses e alguns milhares de quilômetros sem necessidade de recarga. “Em climas como os da Holanda, seriam dois meses e, na Espanha ou Portugal, até sete meses”, informa a empresa.
A Lightyear foi fundada em 2016 por uma equipe de engenheiros que competiram juntos no World Solar Challenge, uma corrida realizada na Austrália que visa promover a ideia de carros movidos a energia solar, a startup exibiu seu primeiro protótipo em 2019.
Usar células solares para alimentar um veículo elétrico não é pouca coisa. Há uma enorme disparidade entre a quantidade de energia solar que as melhores células podem capturar e o que é necessário para fazer um veículo de duas toneladas se mover em velocidade. Mas a Lightyear parece mais avançada do que a maioria das empresas que buscam projetos semelhantes.
Em julho de 2021, fechou um acordo com a finlandesa Valmet Automotive – que hoje tem como seus controladores, um grupo finlandês de private equity e do governo da Finlândia (cada um com uma participação de 39%) e da empresa chinesa de baterias CATL (que possui uma participação de 22% –, para começar a produção em série. A projeção inicial é de fabricar 946 unidades até o final de 2022, com previsão de entregas a partir de novembro.
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O Lightyear 0 possui uma bateria de 60kWh com quatro motores elétricos que fornecem 174 cavalos de potência e, de acordo com a empresa, tem uma autonomia de 560 km com uma velocidade média de 110 km/h. O veículo vai de 0-100 km/h em 10 segundos e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h. O carregamento solar pode contribuir com até 10 km a mais de autonomia por hora.
O interior espaçoso, para cinco pessoas, é ecologicamente correto feito de couro à base de plantas, garrafas PET recicladas e palma de vime. Há uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas para lidar com navegação e infoentretenimento.
Quanto ao preço, bem…
A empresa holandesa está pedindo uns ridículos € 250.000 (R$ 1.311 milhão). Se eles venderem, informam que estarão pronto para avançar com um carro solar menos salgado, com um preço inicial de € 30.000 (R$ 157 mil) e uma data de produção prevista para o início de 2025.
Estamos sempre esperando para ver…
Enquanto isso, outras empresas também já anunciaram seus carros solares, com preços mais modestos. O Squad, também de uma startup holandesa, é um mini carro para duas pessoas e teve sua pré-venda por R$ 34 mil. Já o alemão Sono Sion, que é capaz de rodar até 30 quilômetros por dia só, com a energia capturada por seus painéis solares, sai por cerca de R$ 149 mil.