A Renault e a Geely anunciaram, conforme comunicado feito no final de 2022, a criação de uma joint-venture para a fabricação de motores eletrificados e a combustão.
A nova empresa, com sede em Madrid, Espanha, será um fornecedor global independente de soluções de sistemas de propulsão, desenvolvendo tecnologias livres de carbono e de baixas emissões. Espera-se que a nova empresa abasteça os seus atuais clientes industriais, incluindo Renault, Dacia e também Nissan e Mitsubishi Motors Company. No futuro, a Horse também poderá oferecer tecnologias de motorização a marcas de automóveis de terceiros. Em particular, oferecerá uma gama completa de tecnologias em todos os componentes – motor, caixa de velocidades, sistema de hibridização (xHEV) e baterias. Os sistemas de propulsão Horse eventualmente também estarão prontos para integrar todos os tipos de energias existentes ou alternativas e futuras (combustíveis eletrônicos, hidrogênio, GLP, GNV, etanol).
A Aramco, que assinou uma carta de intenções com o Grupo Renault e a Geely em 2 de março de 2023, está avaliando um investimento estratégico nesta nova empresa de tecnologia de motores.
O investimento da Aramco apoiaria o crescimento da empresa e contribuiria para a investigação e desenvolvimento chave em soluções de combustíveis sintéticos e tecnologias de hidrogénio de última geração. O objetivo da nova empresa é tornar-se líder na próxima geração de motores híbridos e de combustão interna de baixas emissões.
Graças a este projeto, o esperado portfólio de produtos combinados da Renault e Geely e a presença geográfica da nova empresa permitir-lhe-ão oferecer soluções para 80% do mercado global de ICE (motores de combustão interna).
Este crescimento é impulsionado pela cobertura geográfica com acesso a todos os mercados da Europa, América Latina e do Norte e China, e pela complementaridade de produtos para oferecer aos fabricantes de automóveis soluções e sistemas completos de baixas emissões, bem como tecnologias de hidrogénio da próxima geração.
A nova empresa operará 22 unidades em todo o mundo, desde a Geely (unidades da Geely’s e da sua subsidiária Aurobay na China e na Suécia) e do Grupo Renault / HORSE (Centros de I&D e instalações de produção em Portugal, Roménia, Espanha, Turquia e América do Sul). Estas bases permitirão também que os parceiros desenvolvam simultaneamente a próxima geração de combustíveis.