O pesado R 440 da Scania está se tornando um novo ícone da montadora Sueca. Já conquistou o título de modelo de caminhão mais comercializado pela empresa no Brasil e desbancou, em outubro, o lendário T 113 – produzido de 1991 a 1998 – que até então ocupava o posto de caminhão mais vendido da história da Scania.
Até novembro, foram emplacados no país 2.572 unidades do R 440, o que o coloca no primeiro lugar em vendas entre todas as marcas do mercado nacional, tanto entre os pesados quanto considerando todos os segmentos de caminhões. Segundo informações da empresa, a versão 6×2 é a mais procurada, mas também disponibiliza as configurações de roda 4×2, 6×4 e 8×2. É usado em aplicações de longas distâncias, implementado com baú, sider, carga seca, caçamba, contêiner, frigorífico, tanque e cegonha.
Tem motor 13 litros de 440 cavalos que desenvolve torque de 2.300 Nm já a 1.000 rpm, o que propicia desempenho mais econômico para os frotistas.
“Ter o R 440 como o mais vendido do ano dentre todos os caminhões, e também da categoria de pesados, comprova sua trilha de sucesso desde que chegou ao mercado, em janeiro de 2012”, diz Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.
O segundo caminhão mais vendido do país é o Volkswagen 8.160, um veículo leve que somou emplacamentos de 2.155 unidades, seguido pelo semi-pesado 24.280, também da Volkswagen, com 1.873 carros emplacados. A montadora alemã ocupa também o quarto lugar no ranking dos caminhões mais vendidos, com 1.816 emplacamentos do leve VW 10.160. O quinto caminhão mais vendido é o Volvo FH 460, com 1.781 unidades emplacadas.
O mercado total de caminhões somou 45.894 veículos emplacados de janeiro a novembro deste ano, com pequena alta de 0,10% sobre os 45.846 registrados em igual período do ano passado. A montadora líder de vendas foi a Mercedes-Benz, responsável por 29,33% do total comercializado no período, seguida pela Volkswagen, com 24,57% do total.
O ranking TOP 5 do portal FutureTransport tem o objetivo de mostrar quais foram os modelos de caminhões mais procurados pelo mercado, independentemente do segmento e da aplicação de cada veículo, e toma como base o levantamento feito pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
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