O Banco Mercedes-Benz, por meio do programa Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano (Refrota), vai financiar R$ 80 milhões para a VIP Transportes Urbanos, operadora da cidade de São Paulo, viabilizando assim a aquisição de 112 novos ônibus.
Esta é a maior negociação realizada nesta modalidade por um banco privado e a primeira destinada para uma empresa da capital paulista. O trâmite foi autorizado pelo Ministério das Cidades.
O Refrota tem o objetivo de financiar a compra de cerca de 10 mil ônibus. Para essa iniciativa, o governo federal destinou R$ 3 bilhões para o ano de 2017, montante proveniente da captação dos recursos do FGTS.
“A Mercedes-Benz é líder no segmento de ônibus urbano e o Banco tem em seu portfólio as melhores opções de negócios para os clientes. Essa operação com a VIP Transportes Urbanos confirma a credibilidade da instituição em garantir produtos sob medida para o comprador da marca”, afirma o diretor comercial, Diego Marin.
Podem participar empresas do setor privado, denominadas concessionárias ou permissionárias, que trabalham com transporte público coletivo urbano. O programa contempla veículos do sistema de transporte sobre pneus: micro-ônibus, miniônibus, midiônibus, ônibus básico, padron, articulado e biarticulado.
O Refrota prevê o financiamento de até 95% do valor do investimento e o prazo de amortização está relacionado ao tipo de equipamento que está sendo adquirido.
- Para os ônibus tipo 1 (micro-ônibus, miniônibus, midiônibus e ônibus básico) o prazo de pagamento é até 72 meses com 15 meses de carência contados da data da assinatura do contrato de financiamento.
- Os da categoria tipo 2 (padron, articulado e biarticulado) tem até 108 meses de prazo e 20 meses de carência. A taxa de juros é de 6% ao ano e o indexador é a taxa referencial (TR).
Segundo o Ministério das Cidades, hoje o sistema de transporte coletivo tem 107 mil ônibus urbanos em operação e mais de 30 milhões de passageiros são transportados diariamente.
Faça um comentário