25 de dezembro de 2024

Mercedes roda mais de 1.000 km com hidrogênio líquido

Hidrogênio líquido

Um protótipo do caminhão Mercedes-Benz GenH2 percorreu 1.047 km de distância com apenas um abastecimento de hidrogênio líquido.

Alimentado por um sistema de célula de combustível equipado com tanque de hidrogênio líquido, o caminhão saiu totalmente abastecido do centro de atendimento a clientes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, no sudeste do país, em direção à capital Berlim. Com peso bruto total combinado de 40 toneladas, sob condições reais de circulação, completou a viagem sem que emitisse nenhum CO2. A distância percorrida foi inspecionada pela TÜV Rheinland, órgão alemão de certificação de veículos e tecnologias.

Caminhão Mercedes-Benz movido a hidrogênio líquido

O hidrogênio usado, relata a montadora, é de origem renovável e foi produzido com biometano com garantia de origem. O hidrogênio líquido criogênico, a menos de 253 graus Celsius, foi abastecido em dois tanques de 40 kg instalados em ambos os lados do chassi do caminhão. Graças ao isolamento dos tanques, o hidrogênio pôde ser mantido na temperatura ideal para um tempo suficientemente longo, sem resfriamento ativo. Ambos os tanques foram vedados antes do início da viagem.

Caminhão Mercedes-Benz movido a hidrogênio líquido

A Daimler Truck optou pelo hidrogênio líquido pelo fato de que essa solução tem uma densidade de energia significativamente maior em relação ao volume numa comparação com o hidrogênio gasoso. Como resultado, é possível transportar mais hidrogênio, o que aumenta significativamente a autonomia e permite um desempenho comparável do veículo ao de um caminhão a diesel convencional.

Mercedes joga nas duas pontas

A montadora alemã tem como objetivo  oferecer novos veículos neutros em CO2 em seus principais mercados globais (Europa, EUA e Japão) até 2039. Os caminhões elétricos à bateria são a escolha ideal para distribuição urbana, bem como para transporte em longas distâncias com rotas planejáveis e opções de carga adequadas. No entanto, as unidades à base de hidrogênio podem ser uma solução ainda melhor, especialmente para implementações muito flexíveis e particularmente exigentes em transportes pesados e de longas distâncias. É importante destacar que a disponibilidade de infraestruturas adequadas e de eletricidade e de hidrogênio verdes suficientes são cruciais para uma transição bem-sucedida para tecnologias isentas de emissões. A montadora acredita que a cobertura rápida e econômica desta demanda de energia só pode ser alcançada com ambas as tecnologias.