Depois do interesse da Embraer em desenvolver serviços de mobilidade aérea urbana (UAM) na América Latina, especificamente na cidade do Rio de Janeiro, outro gigante do setor também mira o mercado da região.
A Airbus, em parceria com a Ecocopter, anunciou a criação de um sistema de UAM, focado inicialmente no Equador, Chile e Peru. A Ecocopter é uma empresa chilena que possui uma frota de helicópteros Airbus e realiza diversas missões, que vão desde transporte offshore até combate a incêndio e resgate.
O acordo visa “explorar e definir os cenários de lançamento para operações de mobilidade aérea”, segundo comunicado das empresas. Suas atividades incluirão o desenvolvimento de operações de UAM no continente, bem como encontrar maneiras de direcionar os primeiros casos de uso e cidades e regiões piloto.
Segundo Marcelo Rajchman, CEO Corporativo da Ecocopter, “com os 20 anos de experiência operando helicópteros e cinco anos operando drones, esta parceria é um passo natural para nós. Buscamos ser um player relevante no ecossistema UAM e os projetos que desenvolveremos em conjunto com a Airbus nos aproximarão desse objetivo.”
No ano passado, a Airbus apresentou seu protótipo elétrico de decolagem e pouso vertical CityAirbus NextGen. Esta aeronave é a aposta da Airbus em um mercado aquecido que conta com desenvolvimentos de todos os principais OEMs e novas startups como Vertical Aerospace, Lilium e muito mais.
O CityAirbus NextGen terá um alcance operacional de 80 km e uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h. Ele foi desenvolvido para ser adequado para uma variedade de implantações em áreas urbanas e além. A Airbus está atualmente construindo um centro dedicado para testar os sistemas do eVTOL antes de seu voo inaugural.
A América Latina é de importância crucial para o desenvolvimento da tecnologia eVTOL. Esta região é um dos mercados mais importantes para o segmento e tem uma das infraestruturas mais densas do mundo.
Por ser uma região com uma infraestrutura terrestre precária nas grandes cidades, ocasionando tráfego intenso e congestionamentos, é uma área de oportunidade para o desenvolvimento de UAM e táxis aéreos. No entanto, a introdução do eVTOL e de um ecossistema UAM ainda é um longo caminho a percorrer e exige o desenvolvimento de tecnologias, além de uma regulação regional que torne esses serviços seguros para as pessoas, tanto no solo quanto no ar.