A Xpeng Aeroht, uma empresa chinesa de mobilidade aérea urbana (UAM – Urban Air Mobilty, em inglês) apoiada pela fabricante de veículos elétricos XPeng Inc. , iniciou a produção experimental de seu “carro voador” Voyager X2 em sua fábrica em 25 de julho, de acordo com um post na plataforma de mídia social chinesa Weibo por He. Xiaopeng, presidente e CEO da XPeng.
A Voyager X2 é uma aeronave eVTOL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica) de cabine fechada e dois lugares que também é capaz de rodar em vias e estradas. O modelo mais recente é a sexta geração da aeronave.
O presidente da XPeng também disse no Weibo que a empresa alugou uma fábrica de produção experimental há quatro anos, mas estava testando diferentes métodos de fabricação com outros equipamentos. Por um lado, a nova instalação está usando autoclaves para fabricar os componentes de fibra de carbono do X2, o que normalmente não é feito na indústria automotiva.
As autoclaves são usadas na indústria da aviação há décadas por empresas como Boeing e Lockheed Martin. O processamento em autoclave usa altas temperaturas e pressões para produzir peças leves de polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP), bem como peças de liga de alumínio.
As autoclaves usam uma câmara de vácuo para espremer o ar das camadas de materiais para que os laminados se unam mais fortemente, aumentando assim a resistência dos componentes da aeronave.
Toda a estrutura do X2 é de fibra de carbono. Pesa 560 kg quando vazio. Peso máximo de decolagem de 760 kg com capacidade para dois passageiros.
A Xpeng Aeroht compartilhou uma série de vídeos no início deste ano que demonstraram como um deslocamento urbano típico pode parecer no X2. Ele mostrou como o X2 pode se conectar ao aeroporto e outros centros de transporte, simulando como os viajantes podem usar um serviço de táxi aéreo urbano.
A velocidade máxima de cruzeiro do do carro voador da Xpeng é de 130 km/h. Ele foi projetado para voar por 35 minutos a uma altitude inferior a mil metros, tornando-o adequado para mobilidade aérea urbana de baixa altitude. Mas o X2 também pode servir como aeronave de resgate em campo ou para transporte médico de emergência.
No início de julho, o presidente da Xpeng, He Xiaopeng, postou outro vídeo no Weibo demonstrando um teste de aceleração de 0 a 100 km/h da Voyager X2. Ele acrescentou que o X2 voa com extrema precisão e os controles de voo precisos oferecem aceleração e manobras responsivas.
O X2 foi apresentado pela Xpeng Aeroht em setembro de 2021 na 13ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China. O X2 também esteve em exibição na eCarExpo em Estocolmo, Suécia, em abril. Foi a primeira vez que o carro voador da XPeng foi exibido na Europa.
O X2 combina tecnologias automotivas e aeroespaciais. Está equipado com um sistema de controle de voo inteligente e capacidade de voo autônomo.
O piloto do X2 só precisava pressionar uma única tecla para funções essenciais, como decolagem e pouso. O design torna sua operação muito mais intuitiva e garante uma experiência de voo segura para pilotos inexperientes.
Antes da decolagem, os sistemas de controle de voo do X2 realizam um planejamento de rota autônomo inteligente com base no destino inserido pelo usuário. O sistema primeiro avalia a trajetória de voo para coisas como prédios próximos, áreas restritas e proibidas, bem como condições climáticas para calcular uma rota segura no ar.
O design do carX2 foi emprestado do sedã elétrico P7 da XPeng, que é um concorrente do Model S da Tesla. Ele apresenta uma “aparência de ficção científica” elegante e minimalista, de acordo com a XPeng.
A Voyager X2 é alimentada por motores elétricos altamente eficientes e inclui um sistema de carregamento conveniente, aproveitando a mesma tecnologia de superalimentação desenvolvida para os veículos elétricos da XPeng. O X2 inclui uma porta de carregamento plug-in semelhante à de um veículo elétrico. O X2 também utiliza aerodinâmica de alta eficiência para otimizar o desempenho de voo, o que também pode ajudar a aumentar o alcance.
O X2 já passou por mais de 15 mil voos tripulados seguros, segundo a XPeng.
Em 30 de junho, a XPeng Aeroht anunciou a conclusão de sua rodada de financiamento da Série A de US$ 500 milhões. Liderando a rodada estava Xpeng Inc, IDG Capital e 5Y Capital. Outros investidores incluíram Sequoia China, Eastern Bell Capital, GGV Capital, Hillhouse Capital e Yunfeng Group.
O investimento foi a maior rodada de investimentos de todos os tempos no campo de mobilidade aérea urbana na China, de acordo com a XPeng.