15 de agosto de 2022

VW da China apresenta seu primeiro protótipo de eVTOL

evtol da VW

A Volkswagen China lançou seu primeiro protótipo de aeronave tripulada elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), indicando um marco no desenvolvimento da mobilidade individual totalmente elétrica e sustentável.

O “táxi aéreo”, chamado V.MO (abreviação de Vertical Mobility), foi criado em parceria com o estúdio Tangerine, com sede em Londres, e a Sunward, fabricante de aviação com sede na China.

evtol da VW

Internamente conhecido como Flying Tiger (para marcar seu lançamento em 2022, o ano do tigre), o V.MO é voltado para a elite da China como um conceito de viagem de alto nível feito para viagens entre megacidades chinesas para negócios e lazer. A Volkswagen e a Tangerine entrevistaram até 100 clientes em potencial que se encaixam na descrição do público-alvo do V.MO, o que ajudou a formatar o design geral do eVTOL da VW.

O conceito do protótipo é baseado em soluções de condução autônoma existentes e tecnologia de bateria para mobilidade livre de emissões. Com uma configuração de luxo X-wing de 11,2 m de comprimento e uma largura de envergadura de 10,6 m, o modelo possui oito rotores para elevação vertical e duas hélices traseiras que permitem o vôo horizontal. Em sua versão futura final, o eVTOL da VW totalmente elétrico e automatizado poderia transportar quatro passageiros e bagagem por uma distância de até 200 km.


Veja também: Embraer planeja operação de eVtols no Rio de Janeiro em 2026


“Em 2020, o Grupo Volkswagen China lançou um projeto de Mobilidade Vertical para explorar a próxima geração de soluções de mobilidade, incluindo o mercado de mobilidade aérea urbana e a extensão do tráfego urbano ao espaço aéreo”, disse a Volkswagen em comunicado à imprensa. “Após intensa pesquisa, trabalho conceitual e desenvolvimento, a equipe do projeto agora desenvolveu seu primeiro modelo de validação – o V.MO.”

evtol da VW

A Volkswagen China realizará testes no segundo semestre deste ano para otimizar ainda mais as soluções de voo. O protótipo aprimorado concluirá voos de teste de nível superior até o final do verão de 2023.

Embora o Grupo VW tenha acabado de revelar este conceito, a empresa também revelou seu plano ambicioso para aumentar a produção e construir vários outros protótipos. Por enquanto, este protótipo único é voltado para “propriedade privada”, afirma a Volkswagen, embora futuros protótipos e iterações explorarão diferentes casos de uso e modelos de propriedade.