O serviço de consultoria da VWCO para frotas de ônibus completou seu primeiro ano e já pode apurar resultados positivos em dois clientes de Porto Alegre (RS) que aderiram ao serviço: as empresas Trevo e Restinga, responsáveis pelo transporte urbnao de passageiros da cidade. O atendimento é oferecido gratuitamente a clientes interessados, com o objetivo de entregar uma solução completa de transporte, com acompanhamento das questões técnicas do produto e também da gestão da frota e da operação da garagem.
A expectativa da empresa é, até o fim deste ano, atender a 20 clientes de todo o Brasil, em modalidades de consultoria que abrangem tanto monitoramentos regulares, que envolvem a análise de todos os processos e contam com visitas periódicas, quanto assessorias técnicas pontuais, com focos específicos.
Régis Born, diretor das operadoras Trevo e Restinga, diz que nesses pouco mais de seis meses de consultoria já é possível perceber melhorias que incluem redução de custos. “Trata-se de um trabalho muito qualificado, que mapeou os processos administrativos de nossas empresas e trouxe melhorias. Em pouco tempo, isso se traduziu em alta na produtividade, racionalização de serviços e baixa nos custos de peças e acessórios de 20%. Isso graças à consultoria da VWCO, combinada a uma série de outras mudanças internas. E esse é apenas o começo”, declara Born.
Juntas, as empresas Trevo e Restinga têm mais de 280 ônibus urbanos e transportam cerca de 3,28 milhões de passageiros por mês. “Todo o trabalho é feito de forma muito próxima, com sugestões, balanços periódicos e todo o conhecimento da VW, o que, sem dúvida, aliou-se de forma muito positiva aos 60 anos de história de nossa empresa”, comenta o executivo.
Itamar Lopes dos Santos é o consultor de frotas da VW Caminhões e Ônibus que realiza esse trabalho nas empresas Trevo e Restinga. “Nosso foco foi a otimização dos processos, racionalização de recursos e aprimoramento do diagnóstico e da técnica empregada objetivando maximizar a confiabilidade da frota”, explica.
Dentre as ações implementadas estão a customização do plano preventivo de manutenção, apoio à telemetria da frota com propostas de parâmetros operacionais e técnicos de monitoramento, realização de workshops sobre liderança eficaz, linha de diagnóstico e estruturação de plano de ação e adoção de práticas preditivas.
Itamar dos Santos foi o monitor de ônibus número 1 da VW Caminhões e Ônibus e encarou, há 26 anos, o desafio de acompanhar os veículos na garagem de cada cliente. Hoje, 76 profissionais atendem a cerca de 22 mil veículos por ano, mais de 570 mil Volksbus monitorados ao longo de 26 anos, desde o lançamento dos primeiros chassis de ônibus Volkswagen.
Leave a Reply