Brasil terá transporte de carga de altíssima velocidade

hyperloop

O governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) fechou parceria para a instalação, no país, de centro de P&D da Hyperloop Transportation Technologies (HTT).

O objetivo é desenvolver sistema de transporte de carga de altíssima velocidade, capaz de atingir 1,2 mil quilômetros por hora. Localizado em Contagem (MG), será o primeiro centro de P&D da companhia no mundo voltado a transporte de carga e logística.

O acordo foi feito através de uma parceria público-privada (PPP) com investimento de aproximadamente US $ 7,85 milhões em primeira fase, que inclui contribuições da HyperloopTT, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) e investidores privados.

O CEO da HyperloopTT, Bibop Gresta, e o presidente da ABDI, Guto Ferreira, assinaram, em Brasília, memorando de entendimento para a consolidação da parceria. Gresta também palestrou sobre “The future of transportation now”.

O terreno que abrigará o Centro foi fornecido pelo município de Contagem. “O Estado de Minas Gerais e o município de Contagem em particular, são um dos centros de distribuição logística mais significativos para o Brasil ”, disse Bibop. “Com uma posição geográfica estratégica, uma alta concentração de indústrias, e uma dedicação à inovação, é um local ideal para a HyperloopTT,” concluiu.

Segundo Alex de Freitas, prefeito de Contagem, a administração pública trabalhou para atrair inovação aproveitando a logística da cidade, além de investimentos de mais de R$ 1 bilhão em mobilidade urbana nos próximos três anos.

“Contagem é conhecida como o berço da indústria do estado e estamos apostando em um nova revolução industrial na região metropolitana de Belo Horizonte. Os efeitos disso serão muito positivos no sentido de gerar riqueza e conhecimento e na auto-estima da população”, disse Alex.

Gresta é co-fundador e presidente da HyperloopTT, primeira companhia a iniciar o desenvolvimento do Hyperloop, sistema de transporte por tubos, com cápsulas que transportam pessoas e carga numa velocidade próxima à do som. O sistema foi idealizado pelo empresário Elon Musk, dono da Tesla e do SpaceX.

O sistema de transporte da Hyperloop, que funciona sobre plataformas elevadas, foi desenvolvido para funcionar sem o atrito e a resistência do ar, permitindo que as cápsulas se movimentem mais rapidamente que um avião, sem gastar muita energia. As tecnologias envolvidas no Hyperloop são levitação magnética para as cápsulas e bombas de vácuo para tirar quase todo o ar dos tubos.

“A ABDI vai aproximar a Hyperloop de instituições de pesquisa brasileiras para desenvolver tecnologias e alternativas ao nosso sistema atual de transporte de carga, baseado em rodovias, que acarreta num custo elevado para o país. Transporte e logística são gargalos importantes que o Brasil precisa resolver para impactar positivamente o conjunto da economia”, diz o presidente da ABDI, Guto Ferreira.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta