A VLI, empresa de soluções logísticas que integram terminais, ferrovias e portos, registrou recordes de produtividade em dois terminais intermodais do Corredor Centro-Norte. Os terminais bateram marcas relativas aos tempos operacionais destinados ao transbordo de grãos. Enquanto o Terminal de Porto Nacional atingiu a marca de 18,46 vagões carregados por hora, ou seja, 80 vagões em 4h20min, o Terminal Integrador de Palmeirante bateu a marca de 80 vagões carregados em 4h08, equivalente a 19,35 vagões por hora.
Os terminais do corredor Centro-Norte destacam-se, também, pela eficiência em processos. A equipe operacional alcançou a sua melhor marca em descarregamento de carretas com 134 descargas em apenas oito horas e um único turno no Terminal Integrador de Porto Nacional. O recorde anterior, em março do ano passado, era de 118 carretas.
A capacidade de movimentação do corredor Centro-Norte representa uma alternativa de escoamento em larga escala para a produção agrícola brasileira. “A VLI desenvolveu uma infraestrutura logística no corredor Centro-Norte, que engloba os estados do Maranhão e Tocantins, com capacidade para atender à demanda crescente da produção agrícola”, destaca o gerente de Terminais para Corredor Centro-Norte, Leonardo Paiva. As unidades seguem o modelo dos terminais integradores implantados pela VLI em outras regiões do Brasil e funcionam como polos concentradores de carga, aumentando a agilidade do escoamento de produtos pela ferrovia até o porto.
As cargas – originárias nas regiões produtoras do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além do Mato Grosso, Goiás e Pará – chegam de caminhão até os terminais. Nas unidades, realiza-se a descarga dos caminhões, o armazenamento e o transbordo dos grãos para os trens. Os vagões carregados seguem pela Ferrovia Norte-Sul (FNS), também controlada pela VLI, para o Porto do Itaqui localizado em São Luís, com destino à exportação.
Além dos recordes nos dois terminais, nunca se transportou tanto, em um único mês, no corredor Centro-Norte: mais de um milhão de toneladas. Só de grãos, foram 740 mil toneladas. Destas 740 toneladas, 334 toneladas foram carregadas no Terminal Integrador Palmeirante e 153 toneladas no Terminal Integrador Porto Nacional. Além disso, o Corredor transportou outros produtos, como álcool, celulose, combustível, escória, ferro gusa, grãos e manganês.
Investimentos de R$ 264 milhões
Os terminais integradores de Porto Nacional e Palmeirante foram inaugurados em março de 2016, totalizando um investimento de R$ 264 milhões. Juntos, os empreendimentos têm capacidade para movimentar por ano cerca de 6 milhões de toneladas de produtos como soja, milho e farelo. O corredor Centro-Norte integra terminais de alta capacidade à ferrovia, que por sua vez se conecta ao porto em São Luís.
A localização dos empreendimentos favorece o fluxo constante dos produtos pela ferrovia. O TI Porto Nacional tem capacidade para armazenar até 60 mil toneladas de grãos e movimentar 2,6 milhões de toneladas do produto por ano. O TI Palmeirante possui um armazém de 90 mil toneladas, que já é considerada a maior estrutura de armazenagem do Tocantins, e pode expedir até 3,4 milhões de toneladas anualmente.
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