19 de março de 2024

Estratégia da Mercedes-Benz para e-mobilidade vai muito além dos veículos

Estratégia eDrive@VANs

Os tempos em que as montadoras se preocupavam somente em vender produtos definitivamente chegaram ao fim. E a eletrificação é a pá de cal que faltava para enterrar de vez um modelo de negócio que não se sustenta mais, principalmente quando se fala de veículos comercias.

Cada vez mais, operadores pressionados pelos custos e concorrência, exigem soluções praticamente on-demand.

Assim, a estratégia eDrive@VANs da Mercedes-Benz não visa somente a eletrificação da frota de veículos, mas também a configuração de uma solução ampla e customizada para as necessidades dos clientes. Isso inclui, por exemplo, orientação na escolha do veículo, ferramentas como o App eVAN Ready e o custo total de operação (TCO).

eVito chegará ao mercado após o IAA 2018

Outro fator também decisivo é a análise das condições técnicas nas instalações dos frotistas. Enfim, a integração de um conceito de infraestrutura de carga inteligente dá as bases para a concorrência sustentável e a conservação dos recursos com uma frota comercial.

Parceria leva a soluções específicas para cada setor

O que também desempenha papel importante nessa implementação é a criação de soluções em conjunto com clientes, o “Customer Co-Creation”. Tudo começa com uma avaliação abrangente, seguida pelo desenvolvimento em conjunto de soluções individuais em estreita colaboração com o cliente e fornecimento de orientação por especialistas. Isso cobre todos os aspectos individuais, desde a seleção do veículo até a infraestrutura de carga e o aprimoramento necessário das redes de energia nos respectivos locais.

Estratégia eDrive@VANs
eSprinter chega ao mercado em 2019

Dois exemplos de “Customer Co-Creation” são os projetos pilotos em andamento nas empresas de logística Hermes e Amazon Logistics. A parceira Hermes da Alemanha está colocando 1.500 vans elétricas Mercedes-Benz em serviço. A integração de uma infraestrutura de carga eficiente e a gestão de carga controlada por software fazem parte desse piloto.

Até o final do ano, a Amazon Logistics terá 100 eVitos em sua frota nas instalações de Bochum e Düsseldorf, na Alemanha. Além disso, a Amazon e a Mercedes-Benz Vans estão trabalhando com outros parceiros em um conceito de operador de ampla autonomia para as instalações de Bochum. Juntamente com a infraestrutura de carga, isso cobre a gestão do espaço de estacionamento e a detecção automatizada da situação do veículo.

O Conceito da Sprinter F-CELL combina as tecnologias de célula de combustível e da bateria em um plug-in híbrido. A interação inteligente da bateria e da célula de combustível torna possível uma potência elétrica de cerca de 147 kW e 350 Nm de torque

Os serviços digitais fornecidos pelo Mercedes PRO Connect oferecem novas formas de gestão de frota economicamente eficientes. Eles incluem a gestão das revisões e da manutenção, bem como a análise do estilo de condução, comunicações otimizadas entre o gerente da frota e o motorista e verificação por celular para garantir que as portas e janelas do veículo estejam fechadas. Além disso, a Mercedes-Benz Vans está oferecendo, pela primeira vez, um serviço novo para a gestão inteligente da carga que também permite uma visão geral da situação de cada veículo e com o aplicativo eVAN Ready, o operador verifica, online, como está o desempenho dos modelos elétricos em suas frotas.

Como se vê, e a eletrificação propicia, as montadoras deixaram de ser “montadoras”, indo muito além do produto, oferecendo soluções e serviços customizados.

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