Depois da onda dos food trucks, o modelo de veículos de carga para uso comercial na prestação de diferentes serviços ganhou força e a criatividade expandiu esse segmento de mercado. Muitos profissionais que perderam seus empregos fixos optaram por empreender por conta própria e usaram veículos comerciais para montar seus próprios negócios itinerantes. Mas grandes empresas também viram nas unidades móveis uma boa oportunidade de dar capilaridade a suas atividades, sem precisar investir em escritórios ou lojas fixas. Por que não investir em unidades que podem ir até o consumidor, cada dia em um ponto diferente, conforme a demanda?
Foi essa corrente de serviços móveis que impulsionou segmentos de mercado como o de customização de veículos. Exemplo de crescimento desse nicho é a 4Truck, fabricante de implementos rodoviários que viu suas vendas crescerem mais de 60% de janeiro a maio sobre igual período do ano anterior.
A empresa já projeta crescimento de 40% nas vendas deste ano e de outros 40% em 2019. É certo que boa parte desse resultado positivo foi impulsionado pela retomada nas vendas de caminhões – neste início de ano perto de 50% acima dos primeiros meses de 2017 – e acompanha o aumento nas vendas de carrocerias sobre chassi, que cresceram quase 37% de janeiro a maio sobre igual período do ano passado, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir). Mas a divisão de unidades móveis da 4Truck deverá ser responsável por 10% do resultado em 2018 e deverá contribuir com 20% dos negócios em 2019, segundo previsões da própria empresa.
Animada com esse cenário, a 4Truck decidiu investir na divisão de unidades móveis, reforçando seu quadro de pessoal com experiência no setor e fortalecendo as áreas comercial e técnica para atender à nova demanda desde a concepção do projeto até o acabamento da unidade móvel, com assistência especializada em todo o processo.
“Decidimos investir nessa área em 2017, depois de nos consolidarmos como um dos principais players em implementos rodoviários e buscando ampliar o portfólio para oferecer soluções móveis para todo tipo de negócio. O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos e isso obrigou o mercado a se reinventar. Para alcançar os clientes, as marcas têm investido em novos formatos de negócios e as unidades móveis têm ganhado muita visibilidade”, explica Osmar Oliveira, sócio-diretor da 4Truck.
Ele conta que depois do boom na área de alimentação com os food trucks, outros segmentos como os de incorporação, prestação de serviços e franqueadores têm buscado tal alternativa como forma de dar visibilidade aos produtos, promovendo eventos para fixação da marca e testes de aceitação antes de investir em uma estrutura fixa. Isso inclui setores da economia como incorporação imobiliária, fitness, escolas de idiomas e lojas para venda de diferentes artigos.
Como a empresa já tinha experiência com projetos customizados, começou a receber consultas para executar alterações nos baús. “Com a reestruturação e expansão dessa divisão, hoje nós somos o parceiro estratégico de negócio dos nossos clientes, deixando de vender somente o ‘produto’ e passando a oferecer soluções sobre rodas”, diz o diretor.
Os clientes da divisão de unidades móveis da 4Truck vão desde empresários de pequeno e médio portes até grandes empresas. Um desses clientes é a Quitandinha, que vende frutas e verduras frescas dentro de condomínios residenciais, instalada sobre um veículo modelo Sprinter, da Mercedes-Benz. Já para a Volvo, a 4Truck desenvolveu uma oficina móvel que oferece revisão de caminhões dentro da estrutura do cliente, sem necessidade de deslocamento até uma concessionária.
“Fabricamos cinco unidades em 2017 e estamos finalizando a terceira de 2018, com muitos negócios no forno para o segundo semestre”, relata Oliveira. Ele revela que a empresa está desenvolvendo projetos com os grupos Nutty Bavarian, Bimbo e Vitacon.
Mercado de implementos
Baseada em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, a 4Truck tem atualmente um portfólio de clientes bastante variado, composto de grandes frotistas, transportadoras, locadoras de caminhões, órgãos da esfera pública e varejo (transportadores autônomos ou de pequeno porte). A empresa, fundada em 2012, é mais forte na linha de baús de alumínio, baús lonados (sider) e carrocerias metálicas para o transporte de cargas sobre veículos sobre chassi. Esses três produtos representam 80% do resultado total da empresa.
Na opinião de Oliveira, a tendência para o mercado de implementos rodoviários nos próximos anos está na busca de implementos cada vez mais leves para liberar maior capacidade de peso para o transporte da carga. “Além do alumínio, começam a surgir soluções em ACM e derivados do PVC”, comenta o executivo.
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