A Geely Holding, controladora da Volvo Cars, anunciou a compra de 8,2% do capital da AB Volvo. A ações, que estavam em poder do fundo sueco Cevian Capital, tornam o grupo chinês o maior acionista da Volvo.
O valor da venda não foi divulgado, mas estima-se que a Geely tenha assinado um cheque de US$ 3,8 bilhões pela participação.
Com a aquisição, a Geely deterá 15,6% dos direitos de voto na AB Volvo. O fundo de investimento sueco, Industrivärden, que controla uma participação de 6,7% na fabricante, vai continuar sendo o maior acionista em termos de direito a voto (21,8%).
A AB Volvo produz os caminhões das marcas Volvo, Mack e Renault, ônibus, os veículos militares da Renault Trucks Defense, equipamentos e maquinário para construção e os motores marítimos Volvo Penta.
Embora compartilhem o mesmo nome, a Volvo Cars e a AB Volvo são empresas separadas. Não há planos para fundir as duas Volvos, afirma a Geely. Ambas as empresas estão localizadas em Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia.
AB Volvo detinha a divisão de automóveis até 1999, quando foi vendida para a Ford e, em 2010, a Volvo Cars foi adquirida pela Geely.
AB Volvo possui 45% da Dongfeng, uma das maiores fabricantes de caminhões da China, e também tem um importante negócio de equipamentos de construção no país.
A aquisição da Geely pode abrir um enorme mercado novo na China para a empresa.
O país já possui o maior setor automotivo do mundo e o desenvolvimento da infra-estrutura do país, à medida que sua economia cresce, provavelmente impulsionará a demanda por produtos AB Volvo.
Faça um comentário