É um fato lamentável que nossas cidades e até bairros não sejam criados iguais. Em todo o mundo, muitas vezes há enormes lacunas na disponibilidade e qualidade dos serviços de mobilidade – e sua interconexão entre e dentro das regiões.
Ao mesmo tempo, há uma necessidade urgente de lidar com as mudanças climáticas. O setor de transporte sozinho é responsável por 15 a 20 por cento das emissões globais de gases de efeito estufa a cada ano. Se quisermos ter uma sociedade inclusiva, precisamos tornar o transporte equitativo e sustentável.
Esses problemas são altamente complexos – e os governos lutam para resolvê-los. Mas e se houvesse uma maneira de lidar de forma mais eficaz com a complicada mistura de questões que nossos cidadãos e comunidades enfrentam? E se pudéssemos criar mais soluções de transporte focadas no bem maior? A tecnologia de uso público, focada no combate à desigualdade e sustentabilidade no transporte, pode ser a resposta que estamos procurando.
O que é tecnologia de propósito público?
Tanya Filer, professora de Cambridge e fundadora da StateUp – uma consultoria especializada e multidisciplinar com foco em inovação digital com finalidade pública – define a tecnologia de propósito público (public purpose technology – PPT, em inglês) como “a tecnologia que atende a grandes necessidades públicas e as políticas públicas, organizações, culturas, investimentos e modelos de negócios em torno dela”.
É sobre intenção e resultado. Não se trata de um produto, cliente, setor ou solução específica. O PPT tem um escopo muito mais amplo, abordando grandes problemas públicos com a tecnologia formando uma alavanca poderosa, juntamente com política, cultura e localização, dando origem a uma abordagem mais holística.
Isso inclui tecnologia para construir ou atualizar infraestrutura pública, apoiar a segurança pública, criar novas opções de mobilidade, ajudar-nos a ser mais verdes e desbloquear insights com análise de dados, além de outras necessidades públicas que vão de saúde a tecnologia urbana e digital. Na verdade, muitas startups atendem a várias necessidades em sua solução. A mobilidade sustentável, por exemplo, tem tanto a ver com inclusão e redução de emissões de carbono quanto com planejamento urbano e transporte.
Por que o PPT é importante para o transporte
As organizações orientadas por propósitos não apenas entendem a importância das grandes necessidades do público que estão ajudando a resolver – essas necessidades estão no cerne de seu DNA e identidade de negócios. Eles geralmente assumem o mesmo nível de lucro e têm um foco de longo prazo. Essa visão de longo prazo é importante para navegar no futuro dos transportes.
A mobilidade é um direito humano importante, muitas vezes ligado a fatores socioeconômicos e de bem-estar.
O desenvolvimento de ecossistemas de transporte mais justos que também sejam sustentáveis requer muita cooperação e coordenação entre várias partes interessadas público-privadas que também entendem o papel da tecnologia e o impacto das decisões no quadro geral.
As decisões de transporte ajudarão a aumentar a acessibilidade para populações vulneráveis e diminuir o impacto ambiental em nosso planeta?
A tecnologia – particularmente, a tecnologia de propósito público – pode ajudar a apoiar essas decisões complexas.
Como a tecnologia de propósito público pode ajudar
Com o PPT, o setor de transporte se beneficiará de soluções para apoiar políticas públicas, coletar dados inteligentes, abordar as mudanças climáticas, melhorar as opções de mobilidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina, 5G, robótica, sensores e tecnologias de geolocalização são apenas alguns exemplos usados para criar soluções sustentáveis de mobilidade multimodal para um bem maior.
Sem solução rápida
Claro, não há solução rápida quando se trata de resolver grandes questões sociais, como desigualdade de transporte e aumento das emissões de carbono. Requer paciência, cooperação, resiliência e foco a longo prazo. No entanto, com a ajuda de tecnologias de propósito público, os governos de todo o mundo estarão mais aptos a enfrentar alguns dos desafios mais urgentes que afetam nossos cidadãos e comunidades – e, ao fazê-lo, construir um futuro melhor para as pessoas que estão lá.
Para saber mais – Tecnologia de Propósito Público