A BYD anunciou o lançamento de seu primeiro ônibus elétrico biarticulado de 27 metros.
O modelo K12A, com uma capacidade para transportar 250 passageiros, é compatível com o sistema Bus Rapid Transit (BRT), apresentando um corpo em liga de alumínio e as principais tecnologias de baterias, motores elétricos e controles eletrônicos da BYD.
O biarticulado deve desembarcar em Bogotá, capital colombiana, no final de agosto para iniciar testes no BRT Transmilênio. Os cálculos são que, em seu primeiro ano de operação, o veículos evitará emissões de 193 toneladas de CO2.
“Estou confiante que os ônibus elétricos biarticulados da BYD são o futuro dos sistemas de BRT, e que a força da empresa é uma medida da solidez industrial da China”, disse Luis Carlos Moreno, CEO da Express, um dos maiores clientes da BYD na Colômbia.
“Nesta viagem a Shenzhen, vi que os ônibus públicos da cidade já estão 100% eletrificados e acredito firmemente que a eletrificação é uma tendência global futura”, conclui o executivo
Segundo Stella Li, vice-presidente sênior da BYD, “o K12A trará zero emissões para os sistemas de BRT, permitindo que os passageiros desfrutem de viagens silenciosas e sem poluição, ao mesmo tempo em que economizam custos significativos de manutenção para os operadores”.
O K12A possui sistema de gerenciamento de calor de bateria, sistema regenerativo de energia e design integrado inteligente. O barramento está equipado com portas de carregamento CC e CA que podem ser comutadas livremente para atender a todas as necessidades dos clientes. Uma carga permite ao veículos uma autonomia de quase 300kms e, portanto, pode responder às demandas de um dia inteiro de operação.
Até hoje, a BYD entregou um total de mais de 50.000 ônibus puros elétricos para seus parceiros globais. Em particular, seus ônibus elétricos puros (mais de 10 m) ocupam a primeira posição mundial em termos de vendas totais, detendo uma participação dominante no mercado de ônibus puros elétricos nos EUA, América Latina e Europa.
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