A empresa que opera os aeroportos de Paris diz que a capital francesa pretende ter a primeira rede de táxi aéreo do mundo funcionando a tempo para os Jogos Olímpicos de verão do ano que vem.
Os jogos, que farão da cidade o foco das atenções mundiais e atrairão um grande número de visitantes, acontecem de 26 de julho a 11 de agosto de 2024, e são seguidos pelas Paraolimpíadas, de 28 de agosto a 8 de setembro.
Falando no encontro da indústria do Drone Week em Amsterdã, Solene Le Bris, da operadora de aeroportos Groupe ADP, disse aos delegados “vamos fazer isso acontecer”.
“Estamos tentando lançar o primeiro serviço pré-comercial e-VTOL (decolagem e pouso vertical) do mundo: essa é a nossa ambição”.
A operação de eVtol nas Olimpíadas de 2024 prevê a utilização de cinco vertiports. O primeiro fica em Cergy-Pontoise, a noroeste de Paris, foi inaugurado em novembro passado e atualmente está sendo usado como um centro de testes.
Inicialmente, os veículos, chamados de táxis aéreos VoloCity, levarão um passageiro e um piloto por vez ao longo de duas rotas curtas entre os terminais aéreos da cidade, usando rotas de voo de helicóptero existentes. Eles voarão do Aeroporto Charles de Gaulle para Le Bourget, seguido de um voo curto para a nova plataforma de pouso em Austerlitz Paris. Outra rota levará passageiros de Paris a San-Cyr.
Uma vez obtida a certificação de segurança, o verdadeiro teste da viabilidade da nova tecnologia será a reação do público durante os jogos.
“O segundo passo são as Olimpíadas e Paraolimpíadas”, disse Romain Erny, chefe de aeroespacial e mobilidade da agência de negócios governamental Choose Paris Region.
“A principal lição é ver como as pessoas reagem a esses novos tipos de serviços. Para a maioria dos cidadãos de Paris, (eles) ainda são ficção científica. Eles precisam tocá-lo, estar dentro do veículo, e precisamos de seus feedback. O uso de eVtol nas Olimpíadas de 2024 é o começo.”
Embora a utilização dos veículos como serviço de transporte público ainda exija muito desenvolvimento e questões práticas a serem resolvidas, Le Bris disse que o novo serviço também pode ser desenvolvido para os hospitais da cidade.
“Também estamos analisando o uso do e-VTOL para fins médicos, com hospitais de Paris”, explicou ela. “Os médicos de emergência dizem que se você chegar ao local um minuto antes em um ataque cardíaco, aumenta as chances de sobrevivência em 10 por cento.”
O VoloCity é o veículo eVTOL de quarta geração do desenvolvedor alemão de mobilidade aérea urbana (UAM), Volocopter. Os três primeiros modelos foram desenvolvidos para fins de teste e demonstração.
O VoloCity é um VTOL de 18 rotores projetado para transportar até duas pessoas com bagagens leves como mochilas, pastas e bolsas. Tem um alcance de cerca de 35 km (pouco menos de 22 milhas) e uma velocidade máxima de cerca de 70 mph.
As baterias da aeronave podem ser substituídas em cerca de 5 minutos, o que reduz significativamente os tempos de troca e permite que a aeronave seja usada quase continuamente. Além disso, a Volocopter priorizou a segurança e o conforto neste projeto e atende aos padrões de segurança estabelecidos pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação.
O VoloCity também possui um novo estabilizador que oferece mais estabilidade durante o voo, que não estava presente nas aeronaves de teste anteriores.