25 de dezembro de 2024

Confiabilidade da entrega é essencial para a perenidade do e-commerce

pandemia e-commerce

José Paulo Pereira (*) – Com a pandemia, redes varejistas em todo o Brasil estão fechando as portas das lojas físicas e migrando os negócios para a operação e-commerce. As vendas online de algumas categorias de produtos dispararam nas últimas semanas, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O comércio eletrônico tornou-se uma solução não somente para as empresas que precisam dar continuidade nas vendas, mas para o consumidor, que vê neste ambiente uma alternativa de compra segura, que vai além da comodidade e do bem-estar.

Sem o público nas lojas, para ter uma operação eficiente, é preciso apostar em um serviço de entrega qualificado no atendimento à demanda de clientes em todo o País. Neste contexto, elaborei uma lista de orientações importantes para a cadeia logística, neste momento em que as entregas de e-commerce são fundamentais. Confira:

1 – Tenha um bom controle de estoque

Um estoque otimizado, com os produtos demandados à disposição, é o primeiro passo para uma entrega pontual. Para o alcance deste cenário, é necessário realizar estudo, planejamento e gestão de estoque, de forma que os produtos não faltem e também não ultrapassem muitos níveis de pedidos. Um ponto de atenção neste sentido é que o estoque elevado gera custos desnecessários para a empresa. Armazéns com reposição de estoque diária podem ser a solução para empresas de comércio eletrônico de grande porte.

2 – Tecnologia de ponta

Por meio de ferramentas tecnológicas de última geração, é possível acompanhar em tempo real a mercadoria, do estoque à entrega ao cliente final. O uso de tecnologias, como a de rastreamento, é essencial para que a empresa seja eficiente e leve tranquilidade ao consumidor, à espera da chegada de sua mercadoria.

3 – Contrate um parceiro estratégico e deixe seu cliente satisfeito

A capacidade de entregar a mercadoria dentro do prazo, ou seja, o nível de serviço, é um dos principais indicadores perseguidos pelo operador logístico e também o ponto essencial para a satisfação do cliente de comércio eletrônico. Para que todas as etapas do processo logístico sejam eficientes, ter um parceiro logístico com a expertise necessária é fator preponderante. Além de promover processos eficazes e estruturar a área logística, esse parceiro possibilita que a empresa foque as atividades em seu core business, como a geração de negócios, a criação de novos produtos, a venda por meio dos canais eletrônicos, a promoção de um bom atendimento ao cliente, etc.

Enfim, com a pandemia, o foco de um e-commerce de boa qualidade torna a entrega um ponto essencial para perenidade dos negócios

(*) diretor executivo da Intecom Logística

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*