EMBRAER – Atualizações tecnológicas e de automação

atualizações tecnológicas e de automação

O processo de modernização de suas aeronaves, com atualizações tecnológicas e de automação, foi o mote que a Embraer Aviação Executiva destacou em sua área de exposição durante a Labace, realizada na semana passada em São Paulo.

A companhia expôs um exemplar da nova versão do jato executivo Legacy 650, o Legacy 650E, lançada em outubro do ano passado. Além de um vantajoso custo operacional, a aeronave passa a contar com garantia de dez anos ou 10 mil horas de voo, para sistemas e componentes (fabricante e fornecedores) relacionados à plataforma, algo inovador para esse setor.

Pintura do Legacy 650E incluiu um mapa global com referências sobre os atributos do jato

O Legacy 650E é uma aeronave da categoria large que comporta até 14 passageiros em três distintas zonas de cabine e oferece um sistema de entretenimento de última geração em alta resolução, o Honeywell’s Ovation Select.

O modelo tem uma das maiores cabines dessa classe de aeronaves, dividida em três ambientes para maior privacidade. Ganhou assentos reestilizados e oferece a opção de um banheiro para a tripulação na parte dianteira da cabine.

Os avanços no cockpit da aeronave incluem o Sistema de Visão Sintética (SVS) como parte da última versão do pacote da aviônica Primus Elite Advanced Features (PEAF), da Honeywell, que também conta com sistema anticolisão de tráfego e informação meteorológica de solo XM sobrepostos ao mapa móvel, aumentando o alerta situacional dos pilotos.

Para complementar o pacote, foi introduzido o autothrottle (acelerador automático) como item de série, o que eleva o nível de automação e reduz a carga de trabalho da tripulação. Essas tecnologias complementam o sistema aviônico do Legacy 650E, dentro da compatibilidade com os rígidos requisitos da próxima geração de controle do espaço aéreo.

Pintura customizada

Para destacar a introdução da nova aviônica, a Embraer deu ao Legacy 650E exposto na Labace uma pintura externa diferenciada, elaborada pelas equipes especializadas em pintura e design da sede da companhia em São José dos Campos (SP). Foram aplicados tons de azul em degrade. De acordo com a empresa, a transição gradual de luz para o azul claro representa bem-estar, tranquilidade e inspiração. O realce em tons de prata metálico proporciona uma aparência elegante e de sofisticação.

Há ainda na pintura o desenho de um mapa global, repleto de referências visuais sobre os atributos do jato e propostas de valor que pretendem ressaltar a evolução do novo Legacy 650E.

Phenom 100 e Phenom 300 também receberam inovações tecnológicas

Além desse renovado jato, a Embraer expôs em seu espaço na Labace os jatos Phenom 100, com novos aviônicos e motores modificados; o Phenom 300, que foi o jato executivo mais vendido do mundo nos últimos quatro anos; um Legacy 500, com controle de voo completamente digital fly-by-wire, e um Legacy 450.

 

Interior do Phenom 300 da Embraer

“Num país de dimensões continentais como o Brasil, a aviação executiva desempenha um papel estratégico para o desenvolvimento econômico. Nossos clientes, dos mais variados setores produtivos e de serviços, se utilizam desse meio diariamente para prospecção de negócios e visita às operações e fornecedores dentro e fora do país. De forma ágil, eficiente e segura ganha-se produtividade no dia a dia entre a ligação de cidades que não são atendidas, ou são parcialmente servidas, pelo transporte aéreo regular”, disse Gustavo Teixeira, diretor de vendas da Embraer Aviação Executiva para América Latina. “A Embraer tem a satisfação em contribuir diretamente para o desenvolvimento e modernização da frota de jatos em operação no país, trazendo para o mercado nacional e internacional uma nova geração de jatos inovadores com muito mais conectividade, tecnologia, conforto e baixo custo operacional”, acrescentou.

A Embraer também destacou no evento suas inovações na área de serviços. Os clientes dos 180 jatos executivos Embraer de matrícula nacional contam com uma ampla rede de oficinas próprias e autorizadas e representantes técnicos pelo país. A companhia mantém uma central de atendimento e engenharia em sua sede em São José dos Campos, um centro de treinamento de pilotos em Guarulhos (SP), e amplo estoque de peças nacionalizadas. No aeroporto de Sorocaba (SP), a empresa disponibiliza diversos serviços para proprietários de modelos de aeronaves de todas as marcas, como salas VIP, escritórios, lounges de embarque, hangaragem, coordenação de abastecimento de combustível e serviços de limpeza dedicados.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta