A tunisiana Bako Motors criou um triciclo elétrico solar para entrega de última milha e agora pretende introduzir no mercado uma opção de quatro rodas para passageiros.
Fundada em 2021, a empresa ganhou reconhecimento internacional por suas soluções ecológicas, principalmente o triciclo elétrico Bako B1.
O carro solar Bako B1 foi projetado especificamente para entrega de última milha e atividades de pequenas empresas e vem equipado com um painel fotovoltaico, oferecendo até 50 quilômetros de condução gratuita por dia.
Com custos operacionais notavelmente baixos – cerca de R$ 2,50 para cada 100 quilômetros –, o B1 possui uma autonomia de 150 quilômetros com uma carga completa, facilmente acessível através de tomadas domésticas. Sua capacidade de carga substancial de 2.433 litros permite transportar até 350 kg de carga.
Uma das características mais notáveis do Bako B1 é a sua acessibilidade, disse Boubaker Siala, CEO da Bako Motors.
Com apenas 4 mil euros (cerca de R$ 21 mil), este triciclo elétrico oferece uma alternativa econômica e sustentável aos veículos tradicionais movidos a combustível. O carro solar Bako B1 ganhou popularidade não só na Tunísia, mas também no cenário internacional, com exportações bem-sucedidas para o Qatar e a Alemanha, solidificando a presença global da Bako Motors.
O executivo se mostra orgulhoso com o primeiro modelo, “um testemunho de nossa visão de mobilidade urbana sustentável e acessível. O sucesso do carro solar Bako B1 nos leva a seguir em frente e nos preparar para lançar nosso próximo modelo, que revolucionará ainda mais o setor de entrega de última milha e oferecerá uma opção inovadora de passageiros”.
O segundo modelo da empresa deverá ser um veículo de quatro rodas especificamente adaptado para entrega de última milha, além de oferecer uma versão de passageiro.
Este próximo modelo promete um espaço de carregamento conveniente, perfeito para entregar alimentos, correio e vários bens.