13 de dezembro de 2024

Barco a hidrogênio da China completa viagem inaugural

barco movido a hidrogênio

O primeiro barco a hidrogênio da China completou sua viagem inaugural na cidade de Yichang, província de Hubei, no centro do país.

Alimentado por uma célula de combustível de hidrogênio de 500 quilowatts, o barco marca um avanço na aplicação de células de combustível de hidrogênio em hidrovias.

Em comparação com os navios movidos a combustíveis fósseis tradicionais, espera-se que a utilização do hidrogênio substitua 103,16 toneladas de petróleo todos os anos e reduza as emissões de dióxido de carbono em 343,67 toneladas.

barco a hidrogênio da China

Usando células de combustível de hidrogênio desenvolvidas localmente e um sistema de bateria de lítio, o barco tem 49,9 metros de comprimento e 10,4 metros de largura e atinge velocidade máxima de 28 km/h com um alcance máximo de cruzeiro de 200 quilômetros.

Batizado de Three Gorges one, o barco a hidrogênio da China será utilizado para transporte, inspeção e resposta a emergências no reservatório das Três Gargantas e entre as barragens das Três Gargantas e Gezhouba, as duas principais estações hidrelétricas no rio Yangtze.

A China lançou uma série de políticas e orientações para acelerar o desenvolvimento da indústria naval alimentada por energias renováveis, uma parte do esforço verde para alcançar o objetivo do país em atingir o pico de carbono em 2030 e sua neutralidade em 2050.