A Fenatran terá entre as suas atrações a apresentação do primeiro caminhão autônomo do Brasil. Depois da tecnologia dos automóveis autônomos (que transitam sem o comando de um motorista) já estar disponível, estimulando a imaginação das pessoas de como será o trânsito urbano daqui a alguns anos, a Volvo desenvolveu no Brasil um veículo de carga autônomo destinado ao segmento sucroalcooleiro. O público poderá conferir os detalhes do caminhão durante o evento, no São Paulo Expo.
O VM Autônomo estará exposto estático no estande da marca para que os visitantes possam ver de perto a sua tecnologia avançada que, segundo Roberson Oliveira, gerente de projeto de engenharia avançada do Grupo Volvo América Latina, foi desenvolvida para garantir a produtividade durante a colheita da cana-de-açúcar. “É uma tecnologia que resolve o problema de precisão, que é humanamente impossível de conseguir, inclusive nas manobras em marcha ré”, explica.
De acordo com a fabricante, o VM Autônomo zera a queda da produtividade por pisoteamento das soqueiras (brotos) pelo caminhão durante a colheita da cana. A operação de transbordo é responsável por 4% na redução de produtividade por área de um ano para outro. Quando está dentro da lavoura o caminhão roda autonomamente com uma precisão de 2,5 centímetros na direção, uma exatidão que não seria conseguida pelo motorista.
O Grupo Volvo quer estar também entre as empresas líderes em direção autônoma. Para a Volvo, a automação e a conectividade vão redefinir o transporte comercial global e mudarão este setor como ele é conhecido hoje.
“A automação vai nos levar a um cenário de mais produtividade, segurança, eficiência energética e menos impacto ambiental no setor de transporte”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. Segundo ele, estes são benefícios reais para os transportadores de maneira mais específica e também para a sociedade como um todo.
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