Volvo vende 203 ônibus para a Cidade do Panamá

Volvo vende 203 ônibus para a Cidade do Panamá

A Volvo consolidou sua participação no sistema de transporte coletivo urbano da Cidade do Panamá. A capital do Panamá, na América Central, acaba de adquirir mais 203 ônibus do modelo padron piso baixo da marca, que se somarão aos 1.236 veículos da marca que já rodam na cidade. A compra foi feita pela TMPSA (Transportes Metropolitanos Panamá S.A.).

“Esta venda é resultado de uma experiência muito positiva dos clientes com os veículos da marca nos últimos anos, o que tem nos colocado em uma posição de liderança no segmento de ônibus urbanos pesados”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

O negócio é a continuidade do fornecimento em 2010 de mais de 1,2 mil veículos Volvo para aquele país. “É um grande orgulho para nós ganharmos mais este negócio. Reforça a qualidade dos nossos chassis e nos mantém na absoluta liderança das frotas urbana e metropolitana da capital panamenha”, afirma Euclides Castro, diretor de negócios e projetos estratégicos da Volvo Bus Latin America.

No ano passado, o governo da Cidade do Panamá assumiu o transporte urbano na região metropolitana, transformando-o em um sistema totalmente público. A intenção foi expandir ainda mais a operação, que passou de exclusivamente urbana para metropolitana. Os 203 ônibus da Volvo vendidos nesta etapa vão rodar nas autopistas que ligam a capital às cidades satélites. Os primeiros lotes começam a ser enviados para o Panamá a partir de agosto e a entrega será concluída até o final do ano.

Com 13,2 metros de comprimento, o modelo padron piso baixo do Panamá são dotados de alta tecnologia. Além do sistema de freios EBS, eles são equipados, por exemplo, com o ESP, um programa eletrônico de estabilidade que reduz significativamente a possibilidade de derrapagem ou tombamento. Os ônibus têm ar condicionado, wi-fi e as poltronas possuem cintos de segurança. Terão também o Fleet Manager, o gerenciador de frotas da Volvo que possibilita ao operador controlar uma série de funcionalidades do veículo: acesso ao consumo de combustível e ao tipo de condução do motorista, relatórios on-line sobre a posição do veículo, velocidade média da frota, giro do motor e muitas outras informações.

Os ônibus da Volvo vão contribuir para melhorar o volumoso trânsito da Cidade do Panamá, que tem cerca de 1,3 milhão de habitantes em sua região metropolitana e concentra a maioria absoluta da população do país. A nova frota vai reduzir o tráfego de carros entre a capital e as localidades vizinhas, tornando o ônibus uma peça importante nesses trajetos. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas com um transporte mais rápido, confortável e seguro, e também garantir ao operador um ônibus com alta performance e tecnologia”, ressalta Castro.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta