Pelo menos é esta a visão da Udelv, uma empresa de capital de risco do Vale do Silício, ao anunciar o seu primeiro veículo de entregas autônomo e elétrico para áreas urbanas.
O veículo, batizado de Transporter, possui um pod de carga modular destacável chamado uPod que pode transportar até 900 kg de mercadorias, fazer até 80 paradas com uma autonomia entre 250 e 480 quilômetros por viagem. Ele é operado pelos aplicativos móveis da Udelv para agendar, entregar, rastrear e recuperar pacotes.
O veículo conta com um sistema de gerenciamento de entrega – composto por um contêiner de carga inteligente (uPod) e uma arquitetura de comunicação baseada em nuvem. Os clientes são alertados por meio de um aplicativo de que o veículo está a caminho de sua casa. Assim que o veículo chega ao local, os clientes simplesmente abrem um compartimento específico dentro do uPod por meio de seu celular para retirar seu pedido, garantindo que a entrega seja sem contato, segura e protegida.
Para Daniel Laury, CEO e fundador da Ucelv, as soluções completas de entregas autônoma e elétrica de última milha respondem aos dois maiores desafios das frotas comerciais modernas: uma enorme escassez de motoristas e a eletrificação das frotas. Mas eles também exigem que o consumidor final encontre o veículo de entrega em um horário e local de sua escolha para retirar suas mercadorias.
O executivo crê que a adoção em larga escala de entregas autônomas mudará os hábitos das pessoas na hora de pedir e receber suas mercadorias. Eles serão solicitados a fazer uma “marcação” com o veículo em um horário e local de sua escolha, sendo esse horário e local potencialmente o escritório ou uma cafeteria ou qualquer outro local conveniente, com incrementos de janela de entrega curtos e alta precisão de tempo. Em vez de serem entregues sistematicamente em casa, os usuários aprenderão a receber suas mercadorias em um local conveniente para eles e a qualquer hora do dia ou da noite. A posição do veículo de entrega estará disponível em tempo real através do aplicativo Udelv.
Em 2018, a empresa estreou na Califórnia com a primeira entrega autônoma. Desde então, completou mais de 20.000 entregas na Califórnia, Arizona e Texas. A Udelv pretende ter 50.000 unidades do Transporter nas ruas até 2028, com os primeiros Transporters sendo implantados comercialmente em 2023. O Transporter é acionado pelo sistema de condução autônoma Mobileye Drive com um conjunto robusto de câmeras, LiDARs, radares e a quinta geração do EyeQ, o System-on-Chip da Mobileye para aplicações automotivas.
A start-up tem mais de 1.000 reservas pagas e, em janeiro deste ano, a start-up anunciou mais um pedido de dez unidades feitos pelo Ziegler Group, um provedor global de serviços de transporte e logística com sede na Bélgica.
“Com um veículo desenvolvido especificamente para entregas autônomas de última e meia milha com várias paradas e a parceria Mobileye da Intel fornecendo milhões de quilômetros de vias mapeadas na Europa e na Ásia, a Udelv pode implantar o Transporter além das fronteiras da América”, finalizou o executivo.