Um ano após a Cervejaria Ambev anunciar que terá mais de 1/3 da frota parceira composta por pelo menos 1.600 caminhões Volkswagen elétricos até 2023, as empresas estão agora, depois de mais de 15 mil quilômetros rodados em condições reais de operação, apresentando os resultados deste primeiro teste com a inédita operação elétrica pelas ruas de São Paulo.
Com a operação, que começou logo após o anúncio da parceria, mais de 11 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e, até agora, o e-Delivery da Ambev deixou de consumir mais 3.300 litros de diesel. Além disso, o caminhão elétrico é recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar, 43% de sua energia provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.
“Os resultados dessa primeira etapa de testes em condições reais de distribuição numa metrópole como São Paulo superaram as nossas expectativas. E provaram que a tecnologia da VW Caminhões e Ônibus (VWCO) está na rota de desenvolvimento mundial e, mais do que isso, de viabilidade da aplicação elétrica junto com a Cervejaria Ambev.
Graças à nossa parceria, que já dura mais de vinte anos, fomos os primeiros a desenvolver veículos vocacionais para distribuição de bebidas. E agora, mais uma vez, saímos juntos na frente, tornando a era elétrica uma realidade”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.
As empresas também assinaram um termo de cooperação global para o desenvolvimento de um modelo de negócio de mobilidade elétrica.
O objetivo das empresas é somar forças para viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana de produtos e criar um benchmarking em sustentabilidade para o mercado logístico global, contemplando a operação do caminhão VW e-Delivery e seu abastecimento por meio de fontes de energia sustentáveis.
Prova disso é a instalação de painéis solares em um dos maiores Centros de Distribuição da Ambev, localizado na edificação histórica da Mooca, na zona Leste de São Paulo, local que abrigou a primeira cervejaria da empresa no Brasil. Diariamente, o veículo sai carregado de bebidas e cruza a cidade em direção à zona Sul da capital paulista, para abastecer a badalada rota de bares e restaurantes de bairros como Itaim e Vila Madalena.
A Ambev anunciou, em junho deste ano, que irá inaugurar mais de 30 plantas solares pelo Brasil até março de 2020. As usinas vão produzir eletricidade o suficiente para abastecer 100% dos 94 centros de distribuição da companhia pelo país. Assim, 100% dos caminhões elétricos que prestarem serviço para a cervejaria serão alimentados por energia renovável quando a frota estiver completa.
“Ficamos muito felizes com os resultados que vimos até agora. O caminhão elétrico tem mostrado uma performance muito boa e, mais importante, um potencial muito grande de impacto positivo sobre o meio ambiente”, afirma Bernardo Adão, gerente de sustentabilidade e logística da Ambev. “Nosso maior objetivo é contribuir para a construção de um legado sustentável para as próximas gerações e a parceria com a Volkswagen nesse projeto é fundamental para chegarmos lá” conclui o executivo.
e-Delivery
O e-Delivery da Ambev é o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO², NOX e material particulado.
Desenvolvido no Brasil, o e-Delivery da Ambev conta com o powertrain fornecido pela WEG, empresa sediada em Jaraguá do Sul ( SC), que também participou do desenvolvimento do primeiro ônibus elétrico da montadora. Formado pelo conjunto de motor e inversor de frequência, o powertrain entrega 80 kW (109 cv) de potência. Além disso, a WEG forneceu ainda os motores elétricos e inversores auxiliares para os sistemas de compressor de ar, bomba hidráulica e ar condicionado.
O e-Delivery traz soluções de última geração para logística verde, como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. Os caminhões podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O nível de ruído é extremamente baixo quando comparado aos modelos tradicionais, melhorando o conforto do motorista e seus ajudantes na operação.
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