10 de dezembro de 2024

Nimbus Halo, mais uma opção de mobilidade elétrica urbana

Nimbus Halo

O que acontece quando você quer a praticidade de uma moto, a segurança de um carro e, por acaso, é uma pessoa preocupada com sustentabilidade e meio ambiente? A resposta pode estar neste triciclo da Nimbus, uma empresa estadunidense com sede em Michigan, que desenvolve soluções de mobilidade elétrica.

O veículo é classificado como moto, porém tem pedais e volante como um carro, podendo ser dirigido sem capacete. Montado sobre uma estrutura de aço de alta resistência e alumínio, o Nimbus Halo tem carroceria feita de termoplástico. Leve e compacto, o veículo une a segurança dos carros com a agilidade das motos. Com 2,3 m de comprimento e 81 cm de largura, pesa entre 290 kg e 315 kg,, dependendo da bateria, com capacidade para dois lugares.

Nimbus Halo

O Nimbus Halo ainda vem com três airbags e uma série de sensores para ajudar a evitar colisões. Talvez sua principal característica seja a maneira como ele faz curvas. Apesar de ser um veículo fechado, o Halo se inclina automaticamente nas curvas, semelhante a como uma motocicleta normal faria curvas. Isso é feito graças ao Nimbus Balance, uma tecnologia desenvolvida pela própria empresa que garante que o veículo mantenha sua estabilidade independentemente da velocidade.

O triciclo também é conduzido de maneira semelhante à de um automóvel – com um pedal de freio e acelerador e um volante. Como possui dimensões semelhantes às de uma motocicleta, o Halo ocupa uma fração do espaço de um carro. 

Nimbus Halo

O triciclo conta com um sistema avançado de assistência ao condutor (Advanced Driver Assistance System – ADAS), que fornece frenagem de emergência automática, aviso de saída de pista, ABS e controle de tração, entre outros. Isso tudo parece bastante impressionante para um veículo cuja velocidade máxima é limitada a apenas 80 km/h. 

O Nimbus Halo vem com um carregador integrado que pode carregar totalmente a bateria durante a noite através de uma tomada doméstica padrão. Um carregador de sete kW também está disponível para reduzir ainda mais o tempo de carregamento para apenas duas horas. 

Com uma pequena bateria de 8,1 kWh, o Nimbus Halo tem uma autonomia de 126 km e com a opção de bateria de 12,4 kWh, sua autonomia é de 191 km.

A Nimbus comercializa seu triciclo com preços sugeridos de US$ 9.980 (R$ 52,2 mil) ou como aluguel mensal de US 200 (R$ 1.046,00).

A empresa começou a aceitar pedidos antecipados no valor de 100 dólares (cerca de 550 reais) em junho deste ano e as entregas estão previstas nos EUA para o terceiro trimestre de 2023 e no primeiro trimestre de 2024 para a União Européia.

Ainda não há notícia de quando a fabricante irá disponibilizar os triciclos para a América do Sul, mas no planejamento inicial da Nimbus, o Halo seria ofertado na região até o final de 2022.